Ir para Portal Saúde Ir para Portal Brasil.Gov
Ir para Portal Saúde Ir para Portal Brasil.Gov
imagem representativa da área do site Profissionais de Saúde

Profissionais de Saúde:Área exclusivamente destinada aos Profissionais da área de Saúde. Informações técnicas, área não recomendada para o público leigo.

H.F.S.E/R.J./M.S.Voltar para a página Inicial

 

Você está em: Home >>>> Profissionais de Saúde >>>> Revista Médica >>>> Número 35 - Volumes 3 e 4 >>>> Poster - Oclusão de Ramo de Veia Central da Retina

Poster

Oclusão de Ramo de Veia Central da Retina

Alves Jr, AA; Gonçalves, CMV; Gomes, FS; Almeida, APV; Martinez, DS; Paz, AB.

  • Serviço de Oftalmologia – H.S.E.M.S. - R.J.

INTRODUÇÃO: A oclusão de ramo da veia central da retina (ORVCR) acomete igualmente o sexo masculino e feminino, com maior freqüência entre a 6ºe 7ºdécadas de vida. A incidência é a mesma para qualquer dos olhos, sendo freqüentemente monocular (bilateral em 10% dos casos), e localiza-se principalmente em quadrante temporal superior. Apresenta como fatores de risco sistêmicos e oculares: Idade avançada, hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus, arteriosclerose, discrasias sangüíneas, vasculites, hipertensão ocular, anomalia congênita da veia central e hipermetropia.

RELATO DO CASO: M. C. B., sexo feminino, branca, 77 anos, natural e residente no Rio de Janeiro, secretária. Procurou o serviço de oftalmologia com queixa de embaçamento da visão e metamorfopsia (distorção de imagens). Ao exame oftalmológico apresentava baixa acuidade visual em ambos os olhos e à oftalmoscopia indireta foi evidenciado dilatação e aumento de tortuosidade venosa em região temporal inferior em ambos os olhos, exsudatos algodoados, hemorragias superficiais em todo o quadrante, se estendendo à mácula do olho direito. Mácula de olho esquerdo sem alterações. Foram solicitados exames laboratoriais, parecer clínico para pesquisa de fatores de riscos e/ou doenças associadas e angiofluoresceínografia que confirmou os achados oftalmoscópicos. Foi, então, indicado fotocoagulação a laser. Houve discreta melhora da acuidade visual após o mesmo.

DISCUSSÃO: A ORVC da retina está associada a vários fatores de risco sistêmicos, tais como, hipertensão arterial, diabetes, hiperlipidemia e glaucoma, que devem ser investigados a fim de evitar suas complicações mais graves. A fotocoagulação retiniana a laser está indicada nos casos em que há edema macular crônico com mais de 6 meses de duração e/ou neovascularização.

Conclusão: O importante neste caso é enfatizar a conduta em pacientes com ORVC da retina, por tratar-se de uma patologia multidisciplinar, onde a interação das várias especialidades vai determinar o prognóstico visual final e saúde sistêmica.

Note que as informações aqui disponibilizadas são de caráter complementar, não substituindo, em hipótese alguma, as visitas regulares ao médico ! Evite a auto-medicação, consulte, sempre, um profissional devidamente capacitado !
H.F.S.E. - (Hospital Federal dos Servidores do Estado)

Hospital do Ministério da Saúde, localizado na cidade do Rio de Janeiro, mantido pelo Governo Federal


Rua Sacadura Cabral , 178 - CEP.:20221-903 - Rio de Janeiro - RJ

Telefone: (0XX) (21) 2291 3131 e Fax: (0XX) (21) 2516 1539


Design e Desenvolvimento: Equipe de Desenvolvimento Web do C.P.D.