Ir para Portal Saúde Ir para Portal Brasil.Gov
imagem representativa da área do site O Paciente Cidadão

O paciente/ cidadão:
Área do site voltada para a prevenção de várias doenças. Informações sobre o atendimento fornecido pelo H.S.E.

H.F.S.E/R.J./M.S.Voltar para a página Inicial


Serviço de Oftalmologia

    A Oftalmologia possui os setores de Oftalmologia Geral, Glaucoma, Catarata, Córnea e Segmento Anterior, Pálpebras, Vias Lacrimais, Retina, Estrabismo e Neuro-oftalmologia, que realizam atendimento clínico e cirúrgico. O Serviço assiste à recém-nascidos prematuros ou não, crianças, adolescentes, adultos e idosos. A equipe é formada por médicos, residentes, enfermeiras e auxiliares de enfermagem.

    Na Unidade de Pacientes Externos, a Oftalmologia possui 10 consultórios e quatro salas de cirurgia ambulatorial. São realizadas cerca de 300 consultas e 400 exames por dia. Atualmente, o número de operações fica em torno de 25 cirurgias dia. A estimativa é que se atinja a média de 100 intervenções dia, após o suprimento de recursos humanos, principalmente, no âmbito da enfermagem. Na área hospitalar, o serviço possui 15 leitos e realiza cerca de 10 operações de grande porte. O setor com a maior produção cirúrgica é o de Catarata, sendo feitas aproximadamente 240 operações ao mês.

    No Quinto andar de Oftalmologia utilizamos 11 leitos de adultos ma enfermaria 551 e 3 leitos infantis na enfermaria 515. Fazemos cirurgias em pacientes externos no Centro Cirúrgico principal. E são feitos no quinto andar exames de angiografia fluoresceínica, Ultrassonografia ocular, O.C.T. e Yag laser.

    O Serviço participa das campanhas do Ministério da Saúde e da Sociedade de Oftalmologia, como por exemplo o programa infantil "Olho no Olho", a campanha de pressão ocular e a de captação para o Banco de Olhos. A Oftalmologia também esteve ativa no último Mutirão de Catarata do M.S., foram realizadas 400 cirurgias de catarata em seis meses de campanha.

    Todos os setores realizam, regularmente, cursos práticos e teóricos para os residentes e estagiários estrangeiros do serviço. O Estrabismo, Catarata, Glaucoma e Retina ministram, duas vezes por ano, jornadas científicas abertas a profissionais de outras unidades. O último foi "Faco Fácil - Curso Interativo", 120 oftalmologistas participaram das aulas teóricas e práticas sobre a nova técnica de cirurgia de catarata (faco-emulsificação).

 

Informação atualizada em 22/06/2011.

Note que as informações aqui disponibilizadas são de caráter complementar, não substituindo, em hipótese alguma, as visitas regulares ao médico ! Evite a auto-medicação, consulte, sempre, um profissional devidamente capacitado !
H.F.S.E. - (Hospital Federal dos Servidores do Estado)

Hospital do Ministério da Saúde, localizado na cidade do Rio de Janeiro, mantido pelo Governo Federal


Rua Sacadura Cabral , 178 - CEP.:20221-903 - Rio de Janeiro - RJ

Telefone: (0XX) (21) 2291 3131 e Fax: (0XX) (21) 2516 1539


Design e Desenvolvimento: Equipe de Desenvolvimento Web do C.P.D.