Você está em: Home >>>> Profissionais de Saúde >>>> Revista Médica >>>> Volume 36 Número 4 >>>> Tema Oral 1
Vieira, Adriana G.M. - Serviço de Pediatria, Setor de Reumatologia
Chaves, Flávia S.M. - Serviço de Pediatria, Setor de Reumatologia
Azevedo, Eneida C.L. - Serviço de Pediatria, Setor de Reumatologia
Barros, Neusa - Serviço de Pediatria, Setor de Reumatologia
A dermatopolimiosite juvenil é a miopatia inflamatória mais comum em crianças e ocupa, na epidemiologia geral, o 4° lugar entre as doenças reumáticas que acometem mais freqüentemente a faixa etária pediátrica. Em nosso Serviço esta miopatia ocupa o 3° lugar em incidência.
Alertar para a ocorrência da referida patologia no grupo pediátrico, estabelecer bases clínicas e laboratoriais para seu diagnóstico, abordar seu tratamento, diagnósticos diferenciais e evolução clínica.
Foi realizado um levantamento dos casos de dermatopolimiosite juvenil do setor reumatologia pediátrica em um período de 9 anos (entre 1994 e 2002), e efetuado um estudo comparativo em relação a incidência quanto ao sexo e a idade, considerando também as manifestações clínicas e laboratoriais, o tratamento da patologia e sua evolução clínica.
Encontramos maior incidência no sexo feminino, de início mais insidioso, sendo a forma aguda observada apenas em um paciente. A disfagia esteve presente em mais de 50% dos pacientes, e com o uso precoce de metrotexate temos conseguido um bom manejo destes casos.
Design e Desenvolvimento: Equipe de Desenvolvimento Web do C.P.D.