Ir para Portal Saúde Ir para Portal Brasil.Gov
Ir para Portal Saúde Ir para Portal Brasil.Gov
imagem representativa da área do site Profissionais de Saúde

Profissionais de Saúde:Área exclusivamente destinada aos Profissionais da área de Saúde. Informações técnicas, área não recomendada para o público leigo.

H.F.S.E/R.J./M.S.Voltar para a página Inicial

 

Você está em: Home >>>> Profissionais de Saúde >>>> Revista Médica >>>> Volume 36 - Número 4 >>>> Tema Oral 3 - O Perfil Microbiológico nos Pacientes do Hse com Fibrose Cística

Tema Oral 3

O Perfil Microbiológico nos Pacientes do Hse com Fibrose Cística

Santos, E. M. - Serviço de Pediatria

Amaral, S.M.M. - Serviço de Pediatria

Paiva, M.A.S.S. - Serviço de Pediatria

Dickstein, P.J. - Serviço de Pediatria

Jundi, F. - Serviço de Pediatria

Santos, A.P.Q. - Serviço de Pediatria

Barra, E. - Serviço de Pediatria

Vieira, E.N. - Serviço de Pediatria

Souza, M.J. - Serviço de Pediatria

Aôr, R. - Serviço de Pediatria

A fibrose cística é uma doença autossômica recessiva letal cuja incidência varia de um para cada 2000 ou 3000 nascimentos. As crianças com Fibrose Cística têm uma alta prevalência de colonização das vias aéreas por Staphylococcus aureus e Pseudomonas aeruginosa. São levantadas hipóteses na literatura para explicar tal acontecimento como o ambiente favorável constituído por um muco espesso e viscoso que contribuiria para fixação desses microorganismos.

De 1997 a 2002, no serviço de pneumologia pediátrica do HSE, foram acompanhadas oito crianças portadoras de Fibrose Cística. Foi analisado o perfil microbio1ógico desses pacientes através de exames de cultura de escarro e swab de orofaringe nos períodos de exacerbação e remissão. Foram obtidas 47 amostras de escarro e 38 swabs de orofaringe.

O perfil microbiológico do exame de escarro foi 44,6% S. aureus resistente à meticilina ( MRSA) ; 23,4% complexo Burkolderia cepacia; 14,8% P.aeruginosa; 14,8% S. aureus sensível à meticilina (S. aureus); 2,1 % Haemophilus sp.;4,2% flora normal e em 8,5% houve ausência de crescimento bacteriano. Em 25,5% amostras de escarro foram obtidas floras mistas. O perfil microbiológico dos swabs de orofaringe foi 23,6% flora normal; 15,7% complexo B. cepacia; 15,7% MRSA; 13,1 % S. aureus;10,5% P. aeruginosa; 2,6% Haemophilus sp. e em 2,6% houve ausência de crescimento bacteriano. Em 18,4% swabs de orofaringe houve crescimento de floras mistas.

A cultura de escarro e swab de orofaringe parecem ser exames relevantes para a investigação dos agentes etiológicos nas agudizações da doença pulmonar no paciente com Fibrose Cística, orientando a terapêutica antibiótica.

Note que as informações aqui disponibilizadas são de caráter complementar, não substituindo, em hipótese alguma, as visitas regulares ao médico ! Evite a auto-medicação, consulte, sempre, um profissional devidamente capacitado !
H.F.S.E. - (Hospital Federal dos Servidores do Estado)

Hospital do Ministério da Saúde, localizado na cidade do Rio de Janeiro, mantido pelo Governo Federal


Rua Sacadura Cabral , 178 - CEP.:20221-903 - Rio de Janeiro - RJ

Telefone: (0XX) (21) 2291 3131 e Fax: (0XX) (21) 2516 1539


Design e Desenvolvimento: Equipe de Desenvolvimento Web do C.P.D.