Você está em: Home >>>> Profissionais de Saúde >>>> Revista Médica >>>> Volume 36 Número 4 >>>> Poster 14 - Desenvolvimento de Sarcoidose Durante Terapia com Interferon-Alfa e Ribavirina em Paciente com Hepatite-C: Relato de Caso
Magaldi, Cláudia M. M. - Serviço de Clínica Médica - Setores de Pneumologia e Gastroenterologia, do Hospital dos Servidores do Estado ( H.S.E.) - R.J. - M.S.
Mascarenhas, Luis F. C. - Serviço de Clínica Médica - Setores de Pneumologia e Gastroenterologia, do Hospital dos Servidores do Estado ( H.S.E.) - R.J. - M.S.
Aderaldo Jr., A. S. - Serviço de Clínica Médica - Setores de Pneumologia e Gastroenterologia, do Hospital dos Servidores do Estado ( H.S.E.) - R.J. - M.S.
Pinto, P. T. A. - Serviço de Clínica Médica - Setores de Pneumologia e Gastroenterologia, do Hospital dos Servidores do Estado ( H.S.E.) - R.J. - M.S.
Silva Jr., J. L. J. - Serviço de Clínica Médica - Setores de Pneumologia e Gastroenterologia, do Hospital dos Servidores do Estado ( H.S.E.) - R.J. - M.S.
Rodrigues Neto, A. A. - Serviço de Clínica Médica - Setores de Pneumologia e Gastroenterologia, do Hospital dos Servidores do Estado ( H.S.E.) - R.J. - M.S.
A Sarcoidose é uma doença granulomatosa de etiologia desconhecida. Dentre as causas prováveis temos os agentes infecciosos,agentes ambientais e auto-antígenos. Estudos recentes sugerem que mediadores inflamatórios em particular a Interleucina-2, o Interferon gama e alfa estejam envolvidos nesta patogênese.
Em janeiro de 2000 foi diagnosticada Hepatite C em uma mulher de 47 anos, cuja biopsia hepática sugeriu hepatite crônica. Iniciou tratamento com Interferon alfa e Ribavirina.No 6° mes iniciou quadro de tosse seca e dispnéia aos médios esforços. Ao RX de Tórax observou-se infiltrado intersticial bilateral e adenomegalia para-hilar. A TC de Tórax mostrou com maior exuberância os achados radiológicos descritos.
A Prova de Função Pulmonar demonstrou padrão restritivo moderado. Realizada biopsia pulmonar que evidenciou processo inflamatório crônico granulomatoso compatível com Sarcoidose. A terapia foi suspensa,e a melhora clinica e radiológica foram observadas após 4 meses.
Este relato de caso sugere, conforme alguns trabalhos já publicados na literatura, uma associação entre o uso de Interferon-alfa e o desenvolvimento de Sarcoidose. Além da regressão dos achados clínicos e radiológicos após a suspensão da medicação, existe a hipótese de que os efeitos imunomoduladores do Interferon-alfa, em particular a ativação de macrófagos, possam estar implicados nesta associação.
Design e Desenvolvimento: Equipe de Desenvolvimento Web do C.P.D.