Ir para Portal Saúde Ir para Portal Brasil.Gov
Ir para Portal Saúde Ir para Portal Brasil.Gov
imagem representativa da área do site Profissionais de Saúde

Profissionais de Saúde:Área exclusivamente destinada aos Profissionais da área de Saúde. Informações técnicas, área não recomendada para o público leigo.

H.F.S.E/R.J./M.S.Voltar para a página Inicial

 

Você está em: Home >>>> Profissionais de Saúde >>>> Revista Médica >>>> Volume 36 Número 4 >>>> Poster 16 - Dermatomiosite com Arritmia Grave - Relato de Caso

Poster 16

Dermatomiosite com Arritmia Grave - Relato de Caso

Manhães, L. M. - Serviço de Clínica Médica - Setor de Reumatologia do Hospital dos Servidores do Estado ( H.S.E.) - R.J. - M.S.

Leite, N. H. - Serviço de Clínica Médica - Setor de Reumatologia do Hospital dos Servidores do Estado ( H.S.E.) - R.J. - M.S.

Verztman, J. F. - Serviço de Clínica Médica - Setor de Reumatologia do Hospital dos Servidores do Estado ( H.S.E.) - R.J. - M.S.

Fernandes, M. M. - Serviço de Clínica Médica - Setor de Reumatologia do Hospital dos Servidores do Estado ( H.S.E.) - R.J. - M.S.

Santos, M. R. - Serviço de Clínica Médica - Setor de Reumatologia do Hospital dos Servidores do Estado ( H.S.E.) - R.J. - M.S.

Novais, S. F. - Serviço de Clínica Médica - Setor de Reumatologia do Hospital dos Servidores do Estado ( H.S.E.) - R.J. - M.S.

Luna, P. A. - Serviço de Clínica Médica - Setor de Reumatologia do Hospital dos Servidores do Estado ( H.S.E.) - R.J. - M.S.

A dermatomiosite é uma patologia caracterizada pela fraqueza muscular proximal de cinturas pélvica e escapular, além de sinais cutâneos patognomônicos, a lesão heliotrópica periorbitária e o sinal de Gottron nas superfícies extensoras dos membros. O envolvimento cardiovascular é infreqüente normalmente caracterizase por taquicardia ventricular.

Paciente A.S.R.S, 28 anos, pardo, iniciou quadro de emagrecimento de aproximadamente 15 quilos em 6 meses, fraqueza muscular importante de cintura pélvica e escapular, febre, sinal de Gottron nas mãos e cotovelos, erupções eritematosas na face e vasculite periungueal.

Apresentava elevação da enzima creatinofosfoquinase total, aumento do VHS,biópsia muscular demonstrava necrose das fibras com áreas de regeneração em meio a infiltrado inflamatório. Feito o diagnóstico de Dermatomiosite, foi iniciado Prednisona 60 mg e Azatioprina 100 mg.

Evoluiu com taquicardia ventricular paroxística sintomática, controlada com drogas antiarrítmicas e com monitorização cardíaca na unidade coronariana. Apresentou recidiva do quadro com risco de morte súbita. Indicado a Pulsoterapia de Metilprednisolona para controle da Arritmia, sendo a resposta satisfatória inicialmente, mas apresentou quadro recorrente.

Com a não resposta ao tratamento imunossupressor foi feito estudo eletro-fisiológico sendo feito diagnóstico de Wolff-Parkinson- White e o tratamento adequado com controle da arritmia. Não há relato de associação na literatura entre as duas patologias.

Note que as informações aqui disponibilizadas são de caráter complementar, não substituindo, em hipótese alguma, as visitas regulares ao médico ! Evite a auto-medicação, consulte, sempre, um profissional devidamente capacitado !
H.F.S.E. - (Hospital Federal dos Servidores do Estado)

Hospital do Ministério da Saúde, localizado na cidade do Rio de Janeiro, mantido pelo Governo Federal


Rua Sacadura Cabral , 178 - CEP.:20221-903 - Rio de Janeiro - RJ

Telefone: (0XX) (21) 2291 3131 e Fax: (0XX) (21) 2516 1539


Design e Desenvolvimento: Equipe de Desenvolvimento Web do C.P.D.