Você está em: Home >>>> Profissionais de Saúde >>>> Revista Médica >>>> Volume 36 Número 4 >>>> Poster 16 - Dermatomiosite com Arritmia Grave - Relato de Caso
Manhães, L. M. - Serviço de Clínica Médica - Setor de Reumatologia do Hospital dos Servidores do Estado ( H.S.E.) - R.J. - M.S.
Leite, N. H. - Serviço de Clínica Médica - Setor de Reumatologia do Hospital dos Servidores do Estado ( H.S.E.) - R.J. - M.S.
Verztman, J. F. - Serviço de Clínica Médica - Setor de Reumatologia do Hospital dos Servidores do Estado ( H.S.E.) - R.J. - M.S.
Fernandes, M. M. - Serviço de Clínica Médica - Setor de Reumatologia do Hospital dos Servidores do Estado ( H.S.E.) - R.J. - M.S.
Santos, M. R. - Serviço de Clínica Médica - Setor de Reumatologia do Hospital dos Servidores do Estado ( H.S.E.) - R.J. - M.S.
Novais, S. F. - Serviço de Clínica Médica - Setor de Reumatologia do Hospital dos Servidores do Estado ( H.S.E.) - R.J. - M.S.
Luna, P. A. - Serviço de Clínica Médica - Setor de Reumatologia do Hospital dos Servidores do Estado ( H.S.E.) - R.J. - M.S.
A dermatomiosite é uma patologia caracterizada pela fraqueza muscular proximal de cinturas pélvica e escapular, além de sinais cutâneos patognomônicos, a lesão heliotrópica periorbitária e o sinal de Gottron nas superfícies extensoras dos membros. O envolvimento cardiovascular é infreqüente normalmente caracterizase por taquicardia ventricular.
Paciente A.S.R.S, 28 anos, pardo, iniciou quadro de emagrecimento de aproximadamente 15 quilos em 6 meses, fraqueza muscular importante de cintura pélvica e escapular, febre, sinal de Gottron nas mãos e cotovelos, erupções eritematosas na face e vasculite periungueal.
Apresentava elevação da enzima creatinofosfoquinase total, aumento do VHS,biópsia muscular demonstrava necrose das fibras com áreas de regeneração em meio a infiltrado inflamatório. Feito o diagnóstico de Dermatomiosite, foi iniciado Prednisona 60 mg e Azatioprina 100 mg.
Evoluiu com taquicardia ventricular paroxística sintomática, controlada com drogas antiarrítmicas e com monitorização cardíaca na unidade coronariana. Apresentou recidiva do quadro com risco de morte súbita. Indicado a Pulsoterapia de Metilprednisolona para controle da Arritmia, sendo a resposta satisfatória inicialmente, mas apresentou quadro recorrente.
Com a não resposta ao tratamento imunossupressor foi feito estudo eletro-fisiológico sendo feito diagnóstico de Wolff-Parkinson- White e o tratamento adequado com controle da arritmia. Não há relato de associação na literatura entre as duas patologias.
Design e Desenvolvimento: Equipe de Desenvolvimento Web do C.P.D.