Você está em: Home >>>> Profissionais de Saúde >>>> Revista Médica >>>> Volume 36 - Número 4 >>>> Poster 18 - Manifestações Reumatologicas da Aids Estudo de 72 Casos
Verztman, J. F. - Serviço de Clínica Médica - Setor de Reumatologia do Hospital dos Servidores do Estado ( H.S.E.) - R.J. - M.S.
Leite, N. H. - Serviço de Clínica Médica - Setor de Reumatologia do Hospital dos Servidores do Estado ( H.S.E.) - R.J. - M.S.
Goldfarb, M. - Serviço de Clínica Médica - Setor de Reumatologia do Hospital dos Servidores do Estado ( H.S.E.) - R.J. - M.S.
Guimarães, S. - Serviço de Clínica Médica - Setor de Reumatologia do Hospital dos Servidores do Estado ( H.S.E.) - R.J. - M.S.
Nava, J. J. - Serviço de Clínica Médica - Setor de Reumatologia do Hospital dos Servidores do Estado ( H.S.E.) - R.J. - M.S.
Manhães, L. M. - Serviço de Clínica Médica - Setor de Reumatologia do Hospital dos Servidores do Estado ( H.S.E.) - R.J. - M.S.
As manifestações reumáticas relacionadas ao vírus da AIDS foram inicialmente descritas a partir de 1985.Identificou-se aumento da prevalência na população infectada de Síndrome de Reiter e Artrite Psoriática com uma evolução clínica mais agressiva. Após esta descrição novas fonnas de apresentação foram descritas, como o envolvimento do sistema músculo esquelético com artralgia, artrite, mialgia, causadas diretamente pelo vírus; e síndromes auto-imunes como polimiosite, S.Sjogren like (DILS), Lupus like e vasculites principalmente tipo Poliarterite Nodosa.
O estudo foi feito em 72 pacientes soropositivos encaminhados ao serviço de Reumatologia do nosso Hospital com manifestações músculo esqueléticas no período de 1984 a 2002. A idade média dos pacientes foi de 39 anos.A prevalência do sexo masculino foi de 48(66,7%) casos e 24(33,3%) do sexo feminino. Os brancos foram 57(79%) casos e 15(21 %) negros.
Em relação ao comportamento de risco 35(48,6%) eram homossexuais, 6 (8,3%) apresentavam historia de transfusão, 4(5,5%) de promiscuidade, 4(5,5%) eram usuários de drogas injetáveis e 23(32,4%) não apresentavam nenhum comportamento de risco.As manifestações reumáticas encontradas foram Artrite viral em 27(37,5%), Artralgia 13(18%), Mialgia 10(13,8%), Síndrome de Reiter 8(11,%), Infecção músculo esquelética 7(9,8%), Lupus like 3(4,1 %), Espondiloartropatia indiferenciada 3(4,1 %), Síndrome de infiltração difusa de Linfócitos-Sindrome de Sjogren Like 3(4,1 %), Vasculites 2(2,8%), sendo que alguns pacientes apresentaram mais de uma manifestação.
Concluímos que as manifestações Reumatológicas da AIDS mais freqüentes são ocasionadas pelo próprio vírus como a Artrite, Artralgia e Mialgia. Podem simular Doenças Difusas do Tecido Conjuntivo como Lupus Eritematoso e Síndrome de Sjogren. Associam-se as Espondiloartropatias, principalmente as Artrites Reativas, com fonnas de apresentação de mais difícil controle. Foram mais prevalentes no sexo masculino, na população branca e em homossexuais, mas houve crescimento nos últimos anos da população feminina e da população sem comportamento de risco, estando em acordo com dados epidemiológicos do país.
Design e Desenvolvimento: Equipe de Desenvolvimento Web do C.P.D.