Você está em: Home >>>> Profissionais de Saúde >>>> Revista Médica >>>> Volume 36 Número 4 >>>> Poster 2 - Análise do Teste do Suor no HSE
Jundi, Fernanda Cavalcanti de Albuquerque - Serviço de Pediatria do Hospital dos Servidores do Estado ( H.S.E.) - R.J. - M.S.
Paiva, Maria Aparecida Souza - Serviço de Pediatria do Hospital dos Servidores do Estado ( H.S.E.) - R.J. - M.S.
Amaral, Sandra Mara Moreira - Serviço de Pediatria do Hospital dos Servidores do Estado ( H.S.E.) - R.J. - M.S.
Dickstein, Paulo Jorge - Serviço de Pediatria do Hospital dos Servidores do Estado ( H.S.E.) - R.J. - M.S.
Quintanilha, Ana Paula - Serviço de Pediatria do Hospital dos Servidores do Estado ( H.S.E.) - R.J. - M.S.
Barra, Elisangela - Serviço de Pediatria do Hospital dos Servidores do Estado ( H.S.E.) - R.J. - M.S.
A fibrose cística é uma doença autossômica recessiva com sintomatologia variada incluindo quadros pulmonares, digestivos, sinusopatia e desnutrição. Seu reconhecimento precoce, encaminhamento para unidades de saúde especializadas e tratamento adequado, permite maior sobrevida. O teste do suor, realizado pelo método da iontoforese com pilocarpina, ainda é o principal método diagnóstico.
Os autores analisam 605 testes realizados no serviço de pediatria do HSE no período de dezembro - 1999 a setembro - 2002. As indicações para a realização foram:
Em 57 testes havia concomitância de sintomas, 19 cas, (3%) a quantidade de suor foi insuficiente (peso men que 50 mg). Dez foram duvidosos (valores de cloro ent 40 e 60 mEq/l) e 12 positivos (maior ou igual a 60 mE 1) permitindo o diagnóstico de fibrose cística em pacientes.
O teste do suor é um procedimento não invasivo, se complexidade técnica, ainda desconhecido por muit( profissionais e realizado somente em 2 hospita públicos do Rio de Janeiro, o IFF e o HSE. Esse fai contribui para o sub diagnóstico da doença.
Design e Desenvolvimento: Equipe de Desenvolvimento Web do C.P.D.