Você está em: Home >>>> Profissionais de Saúde >>>> Revista Médica >>>> Volume 36 - Número 4 >>>> Poster 20 - Poliangiite Microscópica (Relato de um Caso)
Manhães, L. M. - Serviço de Clínica Médica - Setor de Reumatologia do Hospital dos Servidores do Estado ( H.S.E.) - R.J. - M.S.
Leite, N. H. - Serviço de Clínica Médica - Setor de Reumatologia do Hospital dos Servidores do Estado ( H.S.E.) - R.J. - M.S.
Verztman, J. F. - Serviço de Clínica Médica - Setor de Reumatologia do Hospital dos Servidores do Estado ( H.S.E.) - R.J. - M.S.
Goldfarb, M. - Serviço de Clínica Médica - Setor de Reumatologia do Hospital dos Servidores do Estado ( H.S.E.) - R.J. - M.S.
Negro, R. C. - Serviço de Clínica Médica - Setor de Reumatologia do Hospital dos Servidores do Estado ( H.S.E.) - R.J. - M.S.
Novais, S. F. - Serviço de Clínica Médica - Setor de Reumatologia do Hospital dos Servidores do Estado ( H.S.E.) - R.J. - M.S.
Fernandes, M. M. - Serviço de Clínica Médica - Setor de Reumatologia do Hospital dos Servidores do Estado ( H.S.E.) - R.J. - M.S.
Paciente do sexo masculino, 43 anos, orientador em academia de ginástica, com história de início há 6 meses com lombalgia com irradiação para membros inferiores, calcanealgia, artrite de tornozelo esquerdo, edema de membros inferiores, e cianose de extremidades.
Evoluiu com emagrecimento (17 Kg), palidez cutaneomucosa, hipertensão arterial, retenção nitrogenada (uréia 140; creatinina 6,0), neuropatia periférica em bota, necrose de extremidades (falanges distais de dedos de pés e mãos). FAN, anti RNP, anti Scl 70, anti cardiolipina e fator reumatóide negativos, PANCA positivo.
Com o tratamento (pulsos de metilprednisolona e ciclofosfamida - manutenção com prednisona oral e azatioprina) houve melhora da neuropatia periférica, regressão da vasculite de extremidades, melhor controle da hipertensão arterial, melhora nos níveis da creatinina sérica, mantida em ::!:4,0 mg/dL há um ano, não sendo necessário ingressar em hemodiálise crônica.
Apresentamos este caso pela dificuldade diagnóstica e para salientar a importância do diagnóstico e tratamento precoce da Poliangiite Microscópica.a função renal se deteriora rapidamente nesta doença se o tratamento não for instituído a tempo.
O comprometimento renal é a manifestação mais importante da doença, sendo caracterizado por glomerulonefrite rapidamente progressiva.
Este paciente evoluiu para Insuficiência Renal em 6 meses (creatinina de 2,0 para 6,0 mg/dL), e a ultrasonografia já mostrava rins pequenos quando da entrada no hospital.
Design e Desenvolvimento: Equipe de Desenvolvimento Web do C.P.D.