Você está em: Home >>>> Profissionais de Saúde >>>> Revista Médica >>>> Volume 36 - Número 4 >>>> Poster 40 - Novos Parâmetros no Estudo da Microcirculação Linfática Mesenterial de Ratos - Por Microscopia In Vivo
Arrowsmith-Cook, D. M.; Santos, R. Z. G.; Rebelo, A. S.; Gonzalez, A. P.; PAes-da Silva, F.; Tibiriçá, E. - Laboratório de Farmacologia FIOCRUZ - Universidade Estácio de Sá - R.J. - Apoio financeiro: FAPERJ
Desenvolver um método de estudo quantitativo e qualitativo da micro-circulação linfática, para estudos farmacológicos e toxicológicos.
São utilizados ratos Wistarmachos (140-170g) (n = 30). Após anestesia por halotano segue-se a canulação da artéria carótida, para a medição da pressão arterial contínua e da veia jugular para injeção de drogas, toxinas e salina. Sob lupa, selecionam-se e acondicionam-se sobre uma placa de acn1ico aquecida a aproximadamente 37°C os linfáticos mesenteriais do jejuno e Íleo. Para o acesso a microcirculação mesentérica, utiliza-se um vídeo-microscópio para observação in vivo equipado em lentes lOx e 15x e oculares 8x.. O mesentério é trans-iluminado com fonte de luz 12V-I00W estabilizada.
Uma câmera de vídeo acoplada ao microscópio projeta a imagem em um monitor de TV. Um gerador de tempodata serve para projetar contagem de tempo e identificação na imagem gravada. As imagens in vivo da micro-circulação são gravadas durante até 120 minutos e analisadas em "off-line", com captura das imagens de vídeo em sistema computadorizado.
A microscopia in vivo toma possível estudar os parâmetros: a) área interna dos linfáticos em diástole / sístole; b) freqüência da contração dos linfáticos; c) acúmulo de leucócitos em vênulas; d) diâmetro das arteríolas e vênulas subjacentes; e) extravasamento de leucócitos e hemácias.
Design e Desenvolvimento: Equipe de Desenvolvimento Web do C.P.D.