Ir para Portal Saúde Ir para Portal Brasil.Gov
imagem representativa da área do site O Paciente Cidadão

O paciente/ cidadão:
Área do site voltada para a prevenção de várias doenças. Informações sobre o atendimento fornecido pelo H.S.E.

H.F.S.E/R.J./M.S.Voltar para a página Inicial


Serviço de Farmácia

A Farmácia é o serviço responsável pela organização dos medicamentos do H.S.E., que mais tarde serão encaminhados as clínicas e aos pacientes. Ela cuida desde aquisição até a distribuição dos remédios, passando pelo armazenamento, conservação e controle. A Farmácia chega a atender 13 mil prescrições por mês.

O Serviço é dividida em vários setores técnicos. A Dispensão Interna é o responsável pela distribuição de medicamentos para doentes internados. A externa é o que atende os pacientes ambulatoriais. Já Farmacotécnica cuida da nutrição parenteral, do fracionamento e da manipulação de medicamentos. Há ainda o Almoxarifado, onde são guardados os remédios; e o setor de Medicamentos Controlados.

Para atender os pacientes internados, o serviço funciona todos os dias - inclusive feriados - das 7h às 19h, através de prescrição para 24h. Já o atendimento para pacientes ambulatoriais, que vêm ao hospital pegar o remédio, é feito de segunda à sexta, das 8h às 17h. Os pacientes ambulatoriais que recebem medicação estão dentro desses casos: AIDS, Oncologia, Tuberculose e Gravidez de Alto Risco. Há também o caso de um doente ter alta do hospital e poder ainda receber alguns medicamentos para continuar a recuperação em casa.

Os remédios são essenciais na recuperação do paciente. Eles auxiliam e complementam o tratamento. A Farmácia não se restringe apenas ao abastecimento de medicamentos. Ela está comprometida principalmente com os resultados da assistência que presta ao doente. Além disto, dá informações e orienta às pessoas que vêm receber sua medicação no H.S.E..

A equipe do serviço é chefiada pela farmacêutica Clotilde Bernhoef. A chefe de Clínica é Rita de Cássia Farhat e a perceptora de residência médica é Maria Suzana de Morais. Outros farmacêuticos, junto a auxiliares de farmácia, auxiliares operacionais e residentes se distribuem pelos setores, dando estrutura para o bom funcionamento da Farmácia, que é essencial para o hospital e, claro, para a recuperação do paciente.

Note que as informações aqui disponibilizadas são de caráter complementar, não substituindo, em hipótese alguma, as visitas regulares ao médico ! Evite a auto-medicação, consulte, sempre, um profissional devidamente capacitado !
H.F.S.E. - (Hospital Federal dos Servidores do Estado)

Hospital do Ministério da Saúde, localizado na cidade do Rio de Janeiro, mantido pelo Governo Federal


Rua Sacadura Cabral , 178 - CEP.:20221-903 - Rio de Janeiro - RJ

Telefone: (0XX) (21) 2291 3131 e Fax: (0XX) (21) 2516 1539


Design e Desenvolvimento: Equipe de Desenvolvimento Web do C.P.D.