Você está em: Home >>>> Profissionais de Saúde >>>> Revista Médica >>>> Volume 36 Número 4 >>>> Poster 6 - Silicose - Relato de Um Caso
Paiva, Maria Aparecida de Souza - Serviço de Pediatria - Setor de Pneumologia, do Hospital dos Servidores do Estado ( H.S.E.) - R.J. - M.S.
Amaral, Sandra Mara Moreira - Serviço de Pediatria - Setor de Pneumologia, do Hospital dos Servidores do Estado ( H.S.E.) - R.J. - M.S.
Castro, Francisca Gonçalves - Serviço de Pediatria - Setor de Pneumologia, do Hospital dos Servidores do Estado ( H.S.E.) - R.J. - M.S.
Daltro, Pedro Augusto - Serviço de Pediatria - Setor de Pneumologia, do Hospital dos Servidores do Estado ( H.S.E.) - R.J. - M.S.
A silicose é uma doença pulmonar crônica decorrente da exposição a altas concentrações de sílica, usualmente ocupacional. Os Autores relatam um caso de silicose em um menino de 6 anos que residia ao lado de uma marmorana.
Um menino de 6 anos foi internado em nosso serviço com história de tosse seca persistente, cianose e dispnéia a esforços moderados, com um ano de evolução e parada do desenvolvimento. O exame radiológico e a avaliação cardiológica foram normais. A cintigrafia perfusional pulmonar revelou áreas heterogêneas de hipoperfusão.
exame espirométrico apresentou distúrbio ventilatório restritivo grave (CVF=21 % do previsto). A biópsi, pulmonar mostrou corpúsculos birrefringentes à luz polarizada no interior dos macrófagos, abrangendo; pleura, e ausência de Fibrose pulmonar.
Foi iniciado tratamento com prednisona (dose inicia 1 mg/kg/dia) por 2 anos e orientada mudança dt endereço. O paciente teve boa resposta clínica. A silicose é uma doença ambiental que pode ocorre em crianças expostas. O diagnóstico e tratam ente precoces podem implicar em um prognóstico favorável
Design e Desenvolvimento: Equipe de Desenvolvimento Web do C.P.D.