Você está em: Home >>>> Profissionais de Saúde >>>> Revista Médica >>>> Volume 36 Número 4 >>>> Poster 7 - Fratura Brônquica - Relato de Um Caso
Paiva, Maria Aparecida de Souza - Serviço de Pediatria - Setor de Pneumologia, do Hospital dos Servidores do Estado ( H.S.E.) - R.J. - M.S.
Amaral, Sandra Mara Moreira - Serviço de Pediatria - Setor de Pneumologia, do Hospital dos Servidores do Estado ( H.S.E.) - R.J. - M.S.
Castro, Francisca Gonçalves - Serviço de Pediatria - Setor de Pneumologia, do Hospital dos Servidores do Estado ( H.S.E.) - R.J. - M.S.
Daltro, Pedro Augusto - Serviço de Pediatria - Setor de Pneumologia, do Hospital dos Servidores do Estado ( H.S.E.) - R.J. - M.S.
Relatam um caso de fratura brônquica que se apresentou como pneumonia persistente e chamam a atenção do pediatra para as complicações do trauma torácico.
Uma menina de 2 anos de idade foi atendida em um pronto atendimento com hemoptise após queda de um tanque de lavar roupa sobre o tórax da paciente. A menor foi liberada após 2 dias de observação, assintomática e com exame radiológico normal. Após 7 dias a paciente foi reavaliada por dispnéia progressiva. Foi então admitida em um hospital para uso de antibióticos endovenosos para tratamento de pneumonia. Como não houvesse melhora da imagem radiológica a paciente foi transferida para o nosso serviço para esclarecimento diagnóstico. O exame broncoscópico revelou obstrução total do brônquio na fonte esquerda. A TC de tórax revelou fratura brônquica e aneurisma traumático de aorta que foram corrigidos cirurgicamente com sucesso.
A fratura brônquica pode ter apresentação tardia e deve ser considerada em casos de traumatismo torácico. A Broncoscopia pode auxiliar na investigação e complementação, com TC, deve ser realizada.
Design e Desenvolvimento: Equipe de Desenvolvimento Web do C.P.D.