Você está em: Home >>>> Profissionais de Saúde >>>> Revista Médica >>>> Volume 36 Número 4 >>>> Poster 8 - Macrófago Marcado com Gordura Como Método Para Avaliação (Investigação) de Pneumonia Aspirativa
Santos, Ana P. Q. - Serviço de Pediatria do Hospital dos Servidores do Estado ( H.S.E.) - R.J. - M.S.
Dickstein, Maria Aparecida de Souza P. J. - Serviço de Pediatria do Hospital dos Servidores do Estado ( H.S.E.) - R.J. - M.S.
Paiva, M. A. S. S. - Serviço de Pediatria do Hospital dos Servidores do Estado ( H.S.E.) - R.J. - M.S.
Amaral, S. M. M. - Serviço de Pediatria do Hospital dos Servidores do Estado ( H.S.E.) - R.J. - M.S.
Jundi, F. - Serviço de Pediatria do Hospital dos Servidores do Estado ( H.S.E.) - R.J. - M.S.
Barra, E. - Serviço de Pediatria do Hospital dos Servidores do Estado ( H.S.E.) - R.J. - M.S.
Aspiração pulmonar é uma causa freqüente de pneumonia na criança. A disfunção da deglutição, entubação endotraqueal, fístula traqueo-esofágica congênita, refluxo gastro-esofágico são condições que se associam freqüentemente à broncoaspiração, podendo acarretar doença pulmonar crônica com morbidade significativa.
O diagnóstico é realizado pela história clínica e a presença de fatores predisponentes. Recentemente a análise do lavado bronco-alveolar, através da quantificação de macrófagos marcados de gordura, tem sido eleito como método de escolha para confirmação diagnóstica.
A partir de julho de 2001 foi introduzida a coloração oil, red-O na análise citológica do lavado broncoalveolar. Após centrifugação de 1800 rpm do material obtido e coloração das lâminas, a contagem de macrófagos preenchidos com gordura era realizada seguindo a classificação de Yang, Y.J. et ai (1).
Neste piloto 13 crianças com história de encefalopatia e/ou pneumonia crônica de etiologia não esclarecida foram estudadas e 13 amostras obtidas. Seis amostras (46%) tiveram menor que 26 macrófagos marcados e foram consideradas negativas. Dos outros sete (54%) lavados, houve um caso grau 1 (entre 26 a 50 células marcadas); um com grau 2 (entre 51 a 75 macrófagos marcados) e cinco amostras grau 3 ( maior que 75 células).
Este estudo preliminar mostra experiência e domínio da técnica de coloração com oil red-O. Trabalhos posteriores tentarão avaliar a especificidade e sensibilidade do método.
Design e Desenvolvimento: Equipe de Desenvolvimento Web do C.P.D.