Ir para Portal Saúde Ir para Portal Brasil.Gov
Ir para Portal Saúde Ir para Portal Brasil.Gov
imagem representativa da área do site Profissionais de Saúde

Profissionais de Saúde:Área exclusivamente destinada aos Profissionais da área de Saúde. Informações técnicas, área não recomendada para o público leigo.

H.F.S.E/R.J./M.S.Voltar para a página Inicial

 

Você está em: Home >>>> Profissionais de Saúde >>>> Revista Médica >>>> Volume 36 - Número 4 >>>> Vídeo 06 - Modelo Experimental de Retalho de Pericardio Livre (RPL) Para Substituir Segmento de Esofago

Vídeo 06

Modelo Experimental de Retalho de Pericardio Livre (RPL) Para Substituir Segmento de Esofago

Rocha, Dilton; Faccioni, Adão;; Mendonça, Guilherme; Sad, Daniele - Serviço de Cirurgia Pediátrica do Hospital dos Servidores do Estado ( H.S.E.) - R.J. - M.S.

OBJETIVO:

Trabalho experimental realizado em 04 suínos e 12 cães. Avaliamos a funcionalidade e a viabilidade de substituir um segmento da parede lateral do 1/3 médio do esôfago por um retalho de pericárdio livre, do próprio cão e ou suíno. Objetivamos o tratamento primário da atresia de esôfago do tipo IV, complementando parte do esôfago com o retalho de pericárdio.

MATERIAL E MÉTODOS:

Iniciamos com VídeoToracoscopia (VT), confecção do RPL. No esôfago cujo segmento foi ressecado, suturamos o RPL de maneira contínua, com fio de polyvicryl 04 zeros. Todos permaneceram no pós-operatório (PO) imediato sem sonda oro-gástrica ou gastrostomia. Usamos soro glicosado a 10%. "per os" por 48 horas, passando-se para uma papa de ração dissolvida.

RESULTADOS:

Os dois primeiros suínos e os 12 cães seguintes evoluíram bem. Avaliações imediatas consistiram de insuflação de ar e ou soro fisiológico, no esMago e teste de extravasamento. Avaliações posteriores consistiram de: exames clínico e laboratorial realizados por Médico Veterinário do Instituto Municipal de Medicina Veterinária Jorge Vaitsman e por endoscopias digestivas. Exames histopatológico realizados no Serviço de Patologia do HSE, avaliando os segmentos de esôfago onde foram implantados os RPL e ressecados após 32 semanas.

CONCLUSÕES:

Com exceção do 3° e do 40 suíno, em que h0uve falha técnica, túdos os outros animais evoluíram de maneira favorável. Os controles clínico, laboratorial, endoscópico, e a avaliação histológica da área em que foi colocado o retalho de pericárdio livre, serão discutidos.

Note que as informações aqui disponibilizadas são de caráter complementar, não substituindo, em hipótese alguma, as visitas regulares ao médico ! Evite a auto-medicação, consulte, sempre, um profissional devidamente capacitado !
H.F.S.E. - (Hospital Federal dos Servidores do Estado)

Hospital do Ministério da Saúde, localizado na cidade do Rio de Janeiro, mantido pelo Governo Federal


Rua Sacadura Cabral , 178 - CEP.:20221-903 - Rio de Janeiro - RJ

Telefone: (0XX) (21) 2291 3131 e Fax: (0XX) (21) 2516 1539


Design e Desenvolvimento: Equipe de Desenvolvimento Web do C.P.D.