O serviço de Cirurgia Pediátrica do Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro conta com uma equipe especializada no atendimento do paciente pediátrico (do nascimento aos 18 anos) que apresente as mais diversas doenças cirúrgicas. São exemplos de casos tratados por este Serviço: anomalias ano-retais; anomalias genitais (pênis, bolsa escrotal ou vulva); criptorquia; distúrbios de diferenciação sexual; doenças cirúrgicas da tireóide; doenças cirúrgicas das vias biliares, incluindo colelitíase; doenças cirúrgicas pulmonares encaminhadas do ambulatório de Pneumologia do H.F.S.E.; duplicidade pielo-ureteral; encurvamento peniano (chordee); epispádia; estenose de junção pielo-ureteral; extrofia de bexiga; fimose; hemangiomas e linfangiomas; hidrocele; hidrocolpos / metrocolpos / imperfuração himenal; hidronefrose; hipospádia; incontinência urinária; megacólon congênito; refluxo-vesico ureteral; trauma / estenose de uretra; tumores encaminhados do ambulatório de Onco-hematologia do H.F.S.E.; ureterocele; válvula de uretra posterior e varicocele.
A equipe é formada por 09 cirurgiões pediátricos, 08 enfermeiros, 09 auxiliares de enfermagem, 01 auxiliar operacional e 2 secretárias, além de médicos-residentes e pós-graduandos.
A equipe médica é altamente especializada, sendo que 2/3 dos cirurgiões do Serviço possuem Título de Especialista em Cirurgia Pediátrica conferido pela Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica. Metade dos médicos da equipe possui mestrado, sendo um doutor. Há ainda, no serviço cirurgiões com especialização e titulação em Urologia Pediátrica.
Na enfermagem contamos com 08 enfermeiros com especialização em enfermagem neonatal, enfermagem pediátrica, enfermagem do trabalho e auditoria em Sistemas de Saúde. Todos os enfermeiros têm habilitação para realização de acesso venoso tipo P.I.C.C..
Todos os auxiliares de enfermagem possuem curso Técnico de Enfermagem.
O serviço realiza, anualmente, cerca de 500 cirurgias, nas áreas de cirurgia pediátrica geral e gastroenterológica, cirurgia neonatal, cirurgia urológica pediátrica, cirurgia torácica pediátrica, cirurgia oncológica pediátrica, cirurgia endocrinológica pediátrica e videocirurgia pediátrica. Sendo a prerrogativa a realização de cirurgias avançadas, de acordo com a vocação terciária / quaternária do H.F.S.E.. Também é atendida a demanda do SUS por cirurgias de menor complexidade.
São realizados cerca de 2000 atendimentos ambulatoriais anualmente, nos ambulatórios de Cirurgia Pediátrica Geral e Cirurgia Pediátrica Urológica. A equipe também realiza uma parceria com o Centro de Tratamento Intensivo Pediátrico (CETIP), a Unidade Materno-Infantil (U.M.I.) e a enfermaria de Pediatria, no cuidado e avaliação de pacientes internados nestes setores. Além de contar com 12 leitos ativos em enfermaria própria.
Exerce-se ainda a formação de novos profissionais, dispondo de duas vagas anuais de residência médica em Cirurgia Pediátrica e uma vaga anual para pós-graduandos brasileiros ou estrangeiros. Estes novos médicos têm a oportunidade de realizar a sua especialização em um ambiente onde além do treinamento prático, há preocupação com a sua formação teórica e ética.
Informação atualizada em 19/12/2019.
Design e Desenvolvimento: Equipe de Desenvolvimento Web do C.P.D.