Você está em: Home >>>> Profissionais de Saúde >>>> Revista Médica >>>> Volume 37 - Número 1 >>>> Informe - A Clínica Médica do HSE na Reconstrução do Timor-Leste
Morínigo, Fábio Cupertino - Chefe do Setor de Gastroenterologia do Hospital dos Servidores do Estado. H.S.E. - M.S. - R.J.
O Timor-Leste localiza-se na parte oriental da ilha do Timor, entre a Indonésia e a Austrália, ocupa uma área pouco maior que nosso Estado de Sergipe. O analfabetismo é de 40%. Mortalidade infantil 121/1000. A tuberculose, malária e dengue são endêmicos. A expectativa de vida é de 49/50 anos.
Os navegantes portugueses chegaram ao Timor-Leste no século XVI. Em 1975 a Indonésia ocupou militarmente a ilha apesar da resistência da guerrilha timorense. Em julho de 1976 foi anexado à Indonésia como sua 27ª. Província. No entanto as Nações Unidas nunca reconheceram esta anexação. Reconhecia Portugal como administradora do território não autônomo do Timor-Leste.
Em 1991 um massacre testemunhado por vários jornalistas estrangeiros desencadeou uma reação generalizada na opinião pública internacional, chamando a atenção para as graves violações dos direitos humanos causados pela Indonésia a um terço da população timorense. A 20 de maio de 2002 o Timor-Leste tornou-se independente, ocupada durante 450 anos pelo colonialismo português, um período japonês e 24 anos de terror sob o bárbaro domínio da Indonésia.
Sobre as cinzas da guerra de libertação, a ONU em 1999 estabeleceu uma administração provisória com a chefia do brasileiro Sérgio Vieira de Melo. O Brasil e a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, através a ONU, passaram a colaborar para a reconstrução da nação e o estabelecimento da democracia.
Enviados efetivos militares brasileiros, em missão de paz, monitorando a segurança e colaborando como mão amiga na reconstrução nacional. A recuperação de uma escola destruída em Dili, capital do Timor-Leste, foi rebatizada com o nome de "Escola Duque de Caxias".
A Universidade do Timor-Leste destruída pela ocupação indonésia está sendo recuperada com a ajuda do Brasil. As línguas oficiais são o português, e o tetum. Os jovens estão aprendendo também o inglês. O Brasil também participa com programas de segundo grau e formação de pessoal para os cargos públicos.
A área da saúde vive situação de endemias. Equipes de saúde empreendem cuidados de higiene sanitária e atendimento de nível primário. O Ministério da Saúde do Brasil organizou equipes de voluntários, através da ONU, colaborando na atenção à saúde.
O médico da Clínica Médica do HSE, Dr. Jorley Borges esteve lá durante todo o ano de 2002. Ocupou-se na participação do tratamento de patologias gastro-intestinais, respiratórias e dermatológicas. Refere como curiosidade a constatação de prescrições de medicações por enfermeiros práticos, como antibióticos, para as mães ingerirem e assim O médico da Clínica Médica do HSE, Dr. Jorley Borges esteve lá durante todo o ano de 2002. Ocupou-se na participação do tratamento de patologias gastro-intestinais, respiratórias e dermatológicas. Refere como curiosidade a constatação de prescrições de medicações por enfermeiros práticos, como antibióticos, para as mães ingerirem e assim tratarem infecções de lactentes, pelo leite materno. Também a curiosidade dos tratamentos alternativos primitivos, e dos hábitos alimentares. Como exemplo, comem morcegos. Ao retornar ao Brasil descreveu o entusiasmo do povo e as manifestações de simpatia e gratidão que recebeu dos timorenses e da administração da ONU.
Design e Desenvolvimento: Equipe de Desenvolvimento Web do C.P.D.