Você está em: Home >>>> Profissionais de Saude >>>> Boletim Epidemiológico >>>> Editorial - Vigilância Epidemiológica
O Serviço de Epidemiologia do Hospital Federal dos Servidores do Estado (H.F.S.E.) comemora este ano 25 anos de existência, constituindo uma das experiências pioneiras de epidemiologia hospitalar no Brasil. Além do seu relevante papel no contexto da vigilância epidemiológica (V.E.) do estado, o serviço tem se destacado por sua ênfase na formação, capacitação e treinamento de recursos humanos na área da epidemiologia hospitalar, na pesquisa aplicada e na avaliação de serviços, buscando, desde a sua origem, a intercessão entre a epidemiologia e a prática assistencial.
O Setor de Epidemiologia foi oficialmente inaugurado em 14/01/1987; em 12/05/1988 foi criada a estrutura administrativa de Serviço de Epidemiologia, segundo a resolução INAMPS no 186 (B.S./D.G./INAMPS 92, de 19/05/1988), sendo este o primeiro serviço de epidemiologia hospitalar da então rede do antigo INAMPS e possivelmente o primeiro serviço de epidemiologia hospitalar no Brasil a incluir atividades além da V.E. das doenças de notificação compulsória (D.N.C.). A experiência deste serviço serviu de base para a implantação de diversos outros núcleos hospitalares desde 1988, municipais, estaduais e federais, no Rio de Janeiro e em outros estados.
Com a instituição do Subsistema de Vigilância Epidemiológica em âmbito Hospitalar e da Rede Nacional de Hospitais de Referência (Portaria M.S. 2.529/04), o H.F.S.E. foi nomeado Hospital Referência nível II em 24/02/2005, estando o Núcleo Hospitalar de Epidemiologia sob a responsabilidade técnica do Serviço de Epidemiologia.
Desde a sua criação, o serviço integra a rede de V.E. como unidade hospitalar que, dentro do fluxo do Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica interage inicialmente com o Centro Municipal de Saúde da I Região Administrativa, que integra a A.P. 1 (Área de Planejamento 1), da qual o H.F.S.E. faz parte. S7atilde;o seguidas as normas do Ministério da Saúde, e os fluxos e normas específicos definidos pelas Secretarias de Estado e Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. As ações de controle a serem exercidas no nível hospitalar são implementadas pelo próprio serviço, que investe também em parcerias internas para agilizar o processo de vigilância hospitalar. Além das parcerias com os serviços clínicos, de apoio diagnóstico e Serviço de Documentação e Estatísticas Médicas, destacam-se as parcerias com os atores integrantes do chamado Núcleo de Vigilância Hospitalar (N.V.H.) do H.F.S.E.: Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH; Gerência de Risco Sanitário Hospitalar; Serviço de Saúde do Trabalhador; Comissão de Revisão de Óbitos e Comissão de Revisão de Prontuários.
Um desafio que se impõe atualmente é a articulação interna desse N.V.H., processo que tem encontrado sua expressão maior no enfrentamento conjunto de situações que envolvam problemas de biossegurança, e na operacionalização do programa da residência em Medicina Preventiva e Social, e do treinamento dos residentes em Saúde Coletiva do convênio com o Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (IESC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Outro importante processo de trabalho que integra ações de V.E. e de capacitação/treinamento de recursos humanos é a implementação do estágio em epidemiologia hospitalar integrado à área básica Saúde Coletiva do internato em Medicina do convênio com a Universidade Estácio de Sá. Neste processo os internos são incorporados à rotina diária da V.E. e estimulados a produzir trabalhos científicos a partir das investigações epidemiológicas.
O artigo "25 anos de Serviço de Epidemiologia" a seguir sintetiza alguns dos principais resultados dessa experiência.
MISSÃO DO SERVIÇO DE EPIDEMIOLOGIA
Contribuir para prevenção e controle das doenças, formação de recursos humanos em saúde e avaliação da qualidade da assistência prestada no H.F.S.E.
VISÃO DE FUTURO
Tornar-se um centro de pesquisa, ensino e avaliação de serviços de saúde.
PRINCÍPIOS
Ética, Transparência, Eficiência, Solidariedade, Probidade e Trabalho em Equipe.