Ir para Portal Saúde Ir para Portal Brasil.Gov
Ir para Portal Saúde Ir para Portal Brasil.Gov
imagem representativa da área do site Profissionais de Saúde

Profissionais de Saúde:Área exclusivamente destinada aos Profissionais da área de Saúde. Informações técnicas, área não recomendada para o público leigo.

H.F.S.E/R.J./M.S.Voltar para a página Inicial

 

Você está em: Home >>>> Profissionais de Saúde >>>> GERÊNCIA DE RISCO

GERÊNCIA DE RISCO SANITÁRIO-HOSPITALAR (G.R.)

    A Gerência de Risco faz parte da Rede Sentinela, criada pela ANVISA devido a necessidade de obter informação qualificada de eventos adversos e queixas técnicas de produtos para a saúde. Essas informações integram o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária Pós-Comercialização, com a finalidade de subsidiar a ANVISA nas ações de regulação desses produtos no mercado.

Área de atuação:

    FÁRMACOVIGILÂNCIA

    Para a Organização Mundial da Saúde, a farmacovigilância é a atividade que faz a identificação, avaliação, compreensão e prevenção de efeitos adversos ou qualquer problema possível relacionado com fármacos. Desvio de qualidade como perda de eficácia, presença de corpo estranho e problemas de rotulação, erros de administração de medicamento, uso de fármacos para indicações não aprovadas, que não possuem base científica adequada são outras questões relevantes para a Farmacovigilância.

    TECNOVIGILÂNCIA

    Visando a segurança sanitária de produtos para saúde, a Tecnovigilância é um sistema de vigilância de eventos adversos e queixas técnicas destes na fase de pós-comercialização. São produtos para a saúde Equipamentos, Materiais, Artigos Médico-Hospitalares, Implantes e Produtos para Diagnóstico de Uso in-vitro. Compete à Tecnovigilância monitorar, analisar e investigar as notificações de queixas técnicas e ocorrência de eventos adversos com suspeita de envolvimento de equipamentos, produtos de diagnósticos de uso in-vitro e materiais de uso de saúde.

    HEMOVIGILÂNCIA

    É um conjunto de procedimentos de vigilância que abrange toda a cadeia da transfusão sangüínea, gerando informações sobre eventos adversos resultantes do uso terapêutico de sangue e seus componentes. Estas informações são utilizadas para identificar riscos, melhorar a qualidade dos processos e produtos e aumentar a segurança do paciente, prevenindo a ocorrência ou recorrência desses eventos. Os eventos adversos associados ao uso de sangue e componentes são denominados de reações transfusionais.

    São produtos para a saúde...

  • Medicamentos;
  • Equipamentos de diagnóstico, de terapia e de apoio médico-hospitalar;
  • Materiais e artigos descartáveis, implantáveis e de apoio médico-hospitalar;
  • Materiais e produtos de diagnóstico de uso in-vitro;
  • Sangue e seus componentes;
  • Saneantes de uso hospitalar.

    GERÊNCIA DE RESÍDUOS, HIGIENIZAÇÃO E LIMPEZA

    Tem como objetivo assessorar a Direção Geral e as unidades assistenciais nas questõesécnicas referentes à execução dos serviços de higienização, limpeza e gerenciamento de resíduos. Utiliza como instrumentos as normas do Ministério da Saúde/ANVISA, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), o Contrato de Prestação de Serviços de Limpeza e o Contrato de Prestação de Serviços de Coleta Externa, Transporte e Disposição Final de Resíduos de Serviços de Saúde, celebrado entre o H.F.S.E. e as empresas prestadoras destes serviços.

    Para cumprir seu objetivo a gerência atua:

  • Na normatização dos processos de higiene, limpeza e gerenciamento dos resíduos, garantindo um ambiente seguro para profissionais e pacientes;
  • Na capacitação dos profissionais para o manejo correto dos resíduos produzidos no H.F.S.E.;
  • Na cooperação da função de fiscalização e cumprimento do contrato de prestação dos serviços de limpeza e higienização e coleta do resíduos;
  • Na elaboração de pareceres técnicos nos assuntos pertinentes à higienização, limpeza e gerenciamento de resíduos;
  • Na participação da Câmara Técnica de Resíduos junto ao D.G.H..

    

N.V.H.

    Envolve o Serviço de Epidemiologia, Gerência de Risco Sanitário - Hospitalar, Comissão de Controle de Infecções Hospitalares, Saúde do Trabalhador, Comissão de Revisão de Óbitos, Comissão de Revisão de Prontuários e Comissão de Meio Ambiente/ Gerência de Resíduos, Revisão de Prontuário e Revisão de ÓÓbito.(Editorial Núcleo de Vigilância Hospitalar)

    

TRABALHOS PUBLICADOS:

  • AVALIAÇÃO E PREVENÇÃO DO RISCO DE QUEDA DOS PACIENTES ATENDIDOS NO HOSPITAL DOS SERVIDORES DO ESTADO.
  • IDENTIFICAÇÃO POR RASTREADORES DE EFEITOS ADVERSOS A MEDICAMENTOS (E.A.M.) NO HOSPITAL FEDERAL DOS SERVIDORES DO ESTADO (H.F.S.E.).

    

LINKS:

  • Informação sobre a Rede Sentinela: http://www.anvisa.gov.br/servicosaude/hsentinela/index.htm
  • Como participar da Rede Sentinela: http://www.anvisa.gov.br/servicosaude/hsentinela/colaborador.htm
  • Cartilha de Proteção Respiratória contra Agentes Biológicos para Trabalhadores de Saúde: http://www.anvisa.gov.br/divulga/public/cartilha_mascara.pdf
  • Núcleo de Vigilância Hospitalar: http://www.hse.rj.saude.gov.br/profissional/boletim/bol33/epedit.asp

 

 

Informação atualizada em 01/06/2011.

Note que as informações aqui disponibilizadas são de caráter complementar, não substituindo, em hipótese alguma, as visitas regulares ao médico ! Evite a auto-medicação, consulte, sempre, um profissional devidamente capacitado !
H.F.S.E. - (Hospital Federal dos Servidores do Estado)

Hospital do Ministério da Saúde, localizado na cidade do Rio de Janeiro, mantido pelo Governo Federal


Rua Sacadura Cabral , 178 - CEP.:20221-903 - Rio de Janeiro - RJ

Telefone: (0XX) (21) 2291 3131 e Fax: (0XX) (21) 2516 1539


Design e Desenvolvimento: Equipe de Desenvolvimento Web do C.P.D.