Você está em: Home >>>> Profissionais de Saúde >>>> GERÊNCIA DE RISCO
A Gerência de Risco faz parte da Rede Sentinela, criada pela ANVISA devido a necessidade de obter informação qualificada de eventos adversos e queixas técnicas de produtos para a saúde. Essas informações integram o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária Pós-Comercialização, com a finalidade de subsidiar a ANVISA nas ações de regulação desses produtos no mercado.
FÁRMACOVIGILÂNCIA
Para a Organização Mundial da Saúde, a farmacovigilância é a atividade que faz a identificação, avaliação, compreensão e prevenção de efeitos adversos ou qualquer problema possível relacionado com fármacos. Desvio de qualidade como perda de eficácia, presença de corpo estranho e problemas de rotulação, erros de administração de medicamento, uso de fármacos para indicações não aprovadas, que não possuem base científica adequada são outras questões relevantes para a Farmacovigilância.
TECNOVIGILÂNCIA
Visando a segurança sanitária de produtos para saúde, a Tecnovigilância é um sistema de vigilância de eventos adversos e queixas técnicas destes na fase de pós-comercialização. São produtos para a saúde Equipamentos, Materiais, Artigos Médico-Hospitalares, Implantes e Produtos para Diagnóstico de Uso in-vitro. Compete à Tecnovigilância monitorar, analisar e investigar as notificações de queixas técnicas e ocorrência de eventos adversos com suspeita de envolvimento de equipamentos, produtos de diagnósticos de uso in-vitro e materiais de uso de saúde.
HEMOVIGILÂNCIA
É um conjunto de procedimentos de vigilância que abrange toda a cadeia da transfusão sangüínea, gerando informações sobre eventos adversos resultantes do uso terapêutico de sangue e seus componentes. Estas informações são utilizadas para identificar riscos, melhorar a qualidade dos processos e produtos e aumentar a segurança do paciente, prevenindo a ocorrência ou recorrência desses eventos. Os eventos adversos associados ao uso de sangue e componentes são denominados de reações transfusionais.
São produtos para a saúde...
GERÊNCIA DE RESÍDUOS, HIGIENIZAÇÃO E LIMPEZA
Tem como objetivo assessorar a Direção Geral e as unidades assistenciais nas questõesécnicas referentes à execução dos serviços de higienização, limpeza e gerenciamento de resíduos. Utiliza como instrumentos as normas do Ministério da Saúde/ANVISA, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), o Contrato de Prestação de Serviços de Limpeza e o Contrato de Prestação de Serviços de Coleta Externa, Transporte e Disposição Final de Resíduos de Serviços de Saúde, celebrado entre o H.F.S.E. e as empresas prestadoras destes serviços.
Para cumprir seu objetivo a gerência atua:
Envolve o Serviço de Epidemiologia, Gerência de Risco Sanitário - Hospitalar, Comissão de Controle de Infecções Hospitalares, Saúde do Trabalhador, Comissão de Revisão de Óbitos, Comissão de Revisão de Prontuários e Comissão de Meio Ambiente/ Gerência de Resíduos, Revisão de Prontuário e Revisão de ÓÓbito.(Editorial Núcleo de Vigilância Hospitalar)
Informação atualizada em 01/06/2011.
Design e Desenvolvimento: Equipe de Desenvolvimento Web do C.P.D.