Você está em: Home >>>> Profissionais de Saúde >>>> Revista Médica >>>> Número 34 - Volumes 3 >>>> Tema Oral 2
Velloso, L.A.F. - Interno de Medicina UFPa/HSE-RJ
de Matos, H. J. - Médico do Serviço de Epidemiologia, MS - HSE. RJ
Após ser reconhecida clinicamente em meados de 1981 nos Estados Unidos da América, a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) , por seu perfil epidêmico mereceu atenção especial pelos serviços de Vigilância Epidemiológica(VE) de todo o mundo. O serviço de Epidemiologia do Hospital dos Servidores do Estado (HSE-RJ) mantém uma base de dados de todos os casos notificados e acompanhados no HSE-RJ desde 1982, através do Sistema de Informações de Agravos de Notificação (SINAN).
Utilizando o programa Epi Info (Versão 6), avaliamos 1390 Fichas Individuais de Investigação de pacientes com AIDS de 13 anos ou mais notificadas ao Serviço de Epidemiologia do HSE-RJ durante o período de 1982 a 1999.
Foram extraídos e analisados dados relativos a Distribuição Proporcional de Casos Segundo Sexo, Razão entre Sexos e Categoria de Exposição. Semelhanças e diferenças entre os dados do HSE e o padrão evolutivo das notificações no Brasil foram observadas.
Dados importantes sobre o perfil epidemiológico dos usuários e o processo de notificação neste hospital foram demonstrados e poderão contribuir para um maior esclarecimento da importância de uma investigação adequada para que ações de planejamento sejam efetuadas, a fim de que ações de prevenção e controle desta epidemia sejam otimizadas.
Design e Desenvolvimento: Equipe de Desenvolvimento Web do C.P.D.