Ir para Portal Saúde Ir para Portal Brasil.Gov
Ir para Portal Saúde Ir para Portal Brasil.Gov
imagem representativa da área do site Profissionais de Saúde

Profissionais de Saúde:Área exclusivamente destinada aos Profissionais da área de Saúde. Informações técnicas, área não recomendada para o público leigo.

H.F.S.E/R.J./M.S.Voltar para a página Inicial

 

Você está em: Home >>>> Profissionais de Saúde >>>> Revista Médica >>>> Volume 36 Número 4 >>>> Tema Oral 11 - O Perfil dos Casos de Dengue Atendidos no Hospital dos Servidores do Estado (H.S.E.) no 1º Semestre de 2002

Tema Oral 11

O Perfil dos Casos de Dengue Atendidos no Hospital dos Servidores do Estado (H.S.E.) no 1º Semestre de 2002

Andrade, Flavia C. - Serviço de Epidemiologia do H.S.E.

Oliveira, Klivia B. - Serviço de Epidemiologia do H.S.E.

Penna, Mirian G. - Serviço de Epidemiologia do H.S.E.

Escosteguy, Claudia C. - Serviço de Epidemiologia do H.S.E.

Azevedo, Otilia P. - Serviço de Epidemiologia do H.S.E.

INTRODUÇÃO:

A entrada do vírus 3 do dengue no Rio de Janeiro, com uma população já sensibilizada pelos vírus 1 e 2, determinou um maior número de casos de forma hemorrágica e de formas graves da doença.

OBJETIVO:

Descrever o perfil dos casos de dengue atendidos no HSE no 10 semestre de 2002. METODOLOGIA: Utilizou-se o Sistema de Informação de Agravos de Notificação e a análise através do Programa Epi-Info.

RESULTADOS:

Foram notificados 2421 casos suspeitos. A faixa etária predominante foi a adulta, onde ocorreram 2 óbitos, 1 dengue hemorrágico e outro clássico. Baseados no critério do Ministério da Saúde, 24 pacientes foram classificados como dengue hemorrágico. A média plaquetária foi de 173.0611mm3, entre os casos clássicos e de 80.204/mm3, entre hemorrágicos. A letalidade geral foi de 0,08%, sendo 4,2 % para dengue hemorrágico e 0,04% para os demais (Risco Relativo=IOO e o p menor que 0,02). Até o momento, 20,4% dos casos obtiveram confirmação laboratorial. 21 % foram considerados inconclusivos.

CONCLUSÃO:

O alto percentual de casos inconclusivos foi resultado da falta de registro de dados laboratoriais, história clínica ou sinais vitais. O perfil dos casos do HSE correspondeu ao observado no município do Rio de Janeiro no mesmo período.

Note que as informações aqui disponibilizadas são de caráter complementar, não substituindo, em hipótese alguma, as visitas regulares ao médico ! Evite a auto-medicação, consulte, sempre, um profissional devidamente capacitado !
H.F.S.E. - (Hospital Federal dos Servidores do Estado)

Hospital do Ministério da Saúde, localizado na cidade do Rio de Janeiro, mantido pelo Governo Federal


Rua Sacadura Cabral , 178 - CEP.:20221-903 - Rio de Janeiro - RJ

Telefone: (0XX) (21) 2291 3131 e Fax: (0XX) (21) 2516 1539


Design e Desenvolvimento: Equipe de Desenvolvimento Web do C.P.D.