Você está em: Home >>>> Profissionais de Saúde >>>> Revista Médica >>>> Volume 36 - N&uacue;mero 4 >>>> Tema Oral 7 - Epidemiologia e Saúde dos Trabalhadores o Caso do Serviço de Nutrição e Dietética
Toledo, Ana Lúcia - Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva /U.F.R.J.
Beltri, Cláudia A. - Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva - U.F.R.J.
Nogueira, Danielle R. - Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva - U.F.R.J.
Santos, Flávia F. - Comissão de Saúde do Trabalhador (C.S.T.) do H.S.E.
Osório, Cláudia - Comissão de Saúde do Trabalhador (C.S.T.) do H.S.E.
Escosteguy, Claudia Caminha - Serviço de Epidemiologia do H.S.E.
O objetivo deste trabalho foi construir um perfil epidemia lógico dos funcionários da produção do Serviço de Nutrição e Dietética (SND), no sentido de viabilizar intervenções no processo saúde-doença desta população, enfatizando os vínculos entre epidemiologia e saúde do trabalhador.
Como fonte de dados utilizou-se: questionário; as CATs (Comunicações de Acidentes de Trabalho); e o mapa de risco do SND realizado pela CST (observação dos diversos postos de trabalho, do processo de trabalho, da área física, exame clínico e laboratorial dos funcionários).
Para análise quantitativa usamos o programa Epi-Info 2000. Das 23 notificações de acidentes de 1999 a 2002, 14 são de acidentes típicos e 9 de trajeto; dentre os acidentados 16 são auxiliares operacionais (A.O.S.D.), 15 são mulheres, a média de idade é 49 anos, sendo que 7 têm mais de 60 anos.
Os autores enfatizam a importância destas características no processo de adoecimento da população estudada, observando que o mapa de risco apresenta a influência não só do ambiente, mas também do processo de trabalho na relação saúde/doença.
Design e Desenvolvimento: Equipe de Desenvolvimento Web do C.P.D.