Ir para Portal Saúde Ir para Portal Brasil.Gov
Ir para Portal Saúde Ir para Portal Brasil.Gov
imagem representativa da área do site Profissionais de Saúde

Profissionais de Saúde:Área exclusivamente destinada aos Profissionais da área de Saúde. Informações técnicas, área não recomendada para o público leigo.

H.F.S.E/R.J./M.S.Voltar para a página Inicial

 

Você está em: Home >>>> Profissionais de Saúde >>>> Revista Médica >>>> Número 36 - Volume 3 >>>> Tema Oral 8 - Inquérito Tuberculínico em Profissionais de Setor Administrativo de um Hospital Geral do Rio de Janeiro (HSE-2002)

Tema Oral 8

Inquérito Tuberculínico em Profissionais de Setor Administrativo de um Hospital Geral do Rio de Janeiro (HSE-2002)

Oliveira, C. - Serviço de Epidemiologia do H.S.E.

Matos, H. J. - Serviço de Epidemiologia do H.S.E.

Azevedo, O. - Serviço de Epidemiologia do H.S.E.

Fabiano, K. - Faculdade de Medicina - Universidade Estácio de Sá

Bortoletto, C. - Faculdade de Medicina - Universidade Estácio de Sá

Patusco, L. - Faculdade de Medicina - Universidade Estácio de Sá

Machado, A. - Faculdade de Medicina - Universidade Estácio de Sá

FUNDAMENTOS:

A tuberculose é uma doença de alta prevalência no município do Rio de Janeiro, sendo a transmissão intra-hospitalar de magnitude não totalmente conhecida.

OBJETIVOS:

Determinar a prevalência da infecção pelo Mycobacterium tuberculosis em funcionários dos setores arquivo (AR) e departamento pessoal (D.P.) do H.S.E.

METODOLOGIA:

Foi realizado um estudo transversal para detecção da reação ao teste tuberculínico em funcionários dos referidos setores, que aderiram ao estudo. A técnica utilizada foi a aplicação intradérmica de 2UT de PPD RT23 na face anterior do antebraço, com leitura realizada após 48-96h. As reações consideradas positivas foram aquelas com 10 mm ou mais.

RESULTADOS:

O teste foi aplicado em 55 e lido em 54 funcionários. Destes, 37 responderam a um questionário com variáveis clínico-epidemiológicas. A análise dos dados destes 37 pacientes, efetuada com o programa Epi Info 2000, mostrou que 14(37,8%) eram do AR e 23(62,2%) eram do D.P.; 19 (51,4%) eram do sexo feminino e 18 (48,6%) do sexo masculino. A média de idade foi de 44,35 anos.Foram encontradas 17 (46%) reações positivas, 19 (54%) negativas, e em um caso não foi feita leitura.

CONCLUSÃO::

Foi encontrada uma alta prevalência 47,22 % - de tuberculose infecção, acima daquela estimada para a população geral do R.J., em torno de 40%. Possíveis explicações são: 1) maior exposição ao bacilo por serem trabalhadores da área da saúde; 2) tempo de atuação na referida área 3) baixo nível sócioeconômico; 4) idade.

Note que as informações aqui disponibilizadas são de caráter complementar, não substituindo, em hipótese alguma, as visitas regulares ao médico ! Evite a auto-medicação, consulte, sempre, um profissional devidamente capacitado !
H.F.S.E. - (Hospital Federal dos Servidores do Estado)

Hospital do Ministério da Saúde, localizado na cidade do Rio de Janeiro, mantido pelo Governo Federal


Rua Sacadura Cabral , 178 - CEP.:20221-903 - Rio de Janeiro - RJ

Telefone: (0XX) (21) 2291 3131 e Fax: (0XX) (21) 2516 1539


Design e Desenvolvimento: Equipe de Desenvolvimento Web do C.P.D.