Você está em: Home >>>> Profissionais de Saúde >>>> Boletim Epidemiológico >>>> Notificação espontânea
Serviço de Epidemiologia/H.S.E. - R.J.
Introdução: Historicamente, a base da vigilância epidemiológica (V.E.) hospitalar tem sido a busca ativa, demandando grande esforço dos núcleos de epidemiologia para captar os casos suspeitos oportunamente. O Hospital dos Servidores do Estado (H.S.E.) é um hospital geral federal com atividades de V.E. desde 1986, através do Serviço de Epidemiologia. Até 2005, mais de 90% das notificações eram obtidas através da busca ativa. Em 11/08/2005 o H.S.E. passou a integrar o Subsistema de Vigilância Epidemiológica em Âmbito Hospitalar como Hospital Referência Nível II (portaria nº 1.337/.G.M.), passando a receber um fator de incentivo financeiro. O objetivo deste estudo é relatar o impacto de uma campanha de sensibilização e capacitação dos profissionais de saúde do H.S.E. com vistas ao aumento da notificação espontânea e agilização da tomada de decisão quanto às medidas de controle.
Metodologia: Como estratégias para sensibilizar e capacitar os profissionais de saúde do H.S.E. quanto à relevância da notificação dos agravos de notificação compulsória., através do fator de incentivo foi produzido material educativo (cartazes, folders e Boletim Epidemiológico) sobre a lista dos agravos de notificação compulsória e normas de biossegurança para determinadas doenças. A equipe do Serviço iniciou atividades de educação continuada junto aos setores de atendimento em fevereiro; a campanha propriamente dita de sensibilização iniciou-se em 26/02/2007, constando de visitas diárias aos diversos setores do hospital e contato direto com os profissionais das várias especialidades; comparecimento às reuniões de serviços e divisões para conversas breves e divulgação do material educativo; otimização das interfaces previstas pela Portaria com a Comissão de Controle de Infecções Hospitalares, Gerência de Risco Médico-Sanitário e Saúde do Trabalhador; intensa discussão à beira do leito dos casos suspeitos, no sentido de divulgar informações relevantes sobre as medidas de controle.
Para estimar o impacto da sensibilização do corpo clínico, avaliou-se como indicador a proporção de notificações espontâneas entre o total de casos suspeitos notificados, a partir do sistema local de notificação compulsória (N.C.) desenvolvido em Epi Info 6.0.
Resultados e discussão: O gráfico 1 mostra a evolução mensal da proporção de notificações espontâneas em 2006 e 2007 (até junho), observando-se o aumento recente e expressivo após as atividades de sensibilização em fevereiro de 2007.
Figura 1
 
Em 2006, de um total acumulado de 1557 notificações, o percentual de notificação espontânea mensal variou de 19,4% a 46,6%, sem tendência definida. Em 2007, a sensibilização e motivação dos vários parceiros promoveu um impacto crescente expressivo na proporção de notificações espontâneas. O percentual de notificação espontânea em 2007 segundo o mês foi: janeiro - 26,0%; fevereiro - 42,6%; março - 43,2%; abril - 44,5%; maio - 46,7%; junho - 59,5%. Esta tendência crescente foi estatisticamente significativa, alcançando um r2 "ao quadrado"=0,82 com p "menor que" 0,0001.
O percentual de 59,5% em junho é o maior percentual histórico de notificação espontânea até o momento, sendo o nosso desafio a manutenção e melhora constante deste patamar.
A parceria com outras comissões de vigilância, como a CCIH, Gerência de Risco e Saúde do Trabalhador, é particularmente desejável: 100% dos acidentes com exposição a fluidos detectados no HSE são notificados espontaneamente pela Saúde do Trabalhador via SINAN. A liberação de tuberculostáticos é autorizada mediante o preenchimento da ficha de investigação do SINAN, reduzindo a perda das tuberculoses em tratamento. Aliadas a essas estratégias, a busca ativa permanece como o pilar da notificação e investigação de casos no hospital.
O desafio que se impõe é a manutenção e melhora constante do patamar alcançado, com o objetivo maior de reduzir o tempo de latência até a notificação e implementação oportuna das medidas de controle.
NOTIFIQUE TODO CASO SUSPEITO!
Design e Desenvolvimento: Equipe de Desenvolvimento Web do C.P.D.