Ir para Portal Saúde Ir para Portal Brasil.Gov
Ir para Portal Saúde Ir para Portal Brasil.Gov
imagem representativa da área do site Profissionais de Saúde

Profissionais de Saúde:Área exclusivamente destinada aos Profissionais da área de Saúde. Informações técnicas, área não recomendada para o público leigo.

H.F.S.E/R.J./M.S.Voltar para a página Inicial

 

Novos caminhos

O H.S.E. significou um acontecimento inovador na vida médica nacional. Teve sua origem numa concepção docente assistencial. Iniciou a aplicação da mecanização das informações em um Hospital, através do sistema Hollerith, processando todas as informações produzidas. Promoveu a integração funcional do Serviço de Enfermagem, Serviço Social e Nutrição. E o início da Residência Médica, no país.

Introdutor do Centro de Estudos na estrutura hospitalar, com Biblioteca e edição de uma Revista Médica destinada a promover o desenvolvimento técnico-científico. Seu corpo profissional conta com 90% de Especialistas Titulados, 30% de Mestres, 10% de Doutores e 10% especializados no Exterior. Nestes 53 anos de existência cinco mil médicos- residentes receberam aqui sua formação especializada. Hoje executa treinamento e especialização de profissionais da saúde de todas as áreas de atuação.

O complexo hospitalar está instalado em 107.000 m 2 de área construída, com 514 leitos de internação em funcionamento, contando com Unidades Intensivas (Unidade Coronária, C.T.I. neonatal, C.T.I. pediátrico, C.T.I. geral, C.T.I. de pós-operatório de cirurgia cardíaca) e modalidades mais modernas de atenção como hospital-dia e atendimento domiciliar terapêutico. Dispõe de serviços assistenciais em todas as especialidades. Realiza procedimentos de alta complexidade e tecnologia de ponta em várias áreas. Entre os 58 Serviços do Hospital, 18 são serviços cirúrgicos. Dispõe de 186 salas de ambulatório e Centro Cirúrgico Ambulatorial com 9 salas e o Centro de Diagnóstico Ambulatorial, local de procedimentos especiais, com 15 salas.

O H.S.E. foi pioneiro nos processos dialíticos. Aqui se instalou o primeiro Rim Artificial da América do Sul, e realizou-se o primeiro transplante renal do Brasil, bem como o primeiro transplante cardíaco do Rio de Janeiro. Realizou-se também o 1º Transplante de Medula Óssea Singênico e o 1º Transplante Autólogo de Medula Óssea, do Brasil.

Inovador no atendimento médico e na Administração Hospitalar, foi palco de grandes acontecimentos científicos e históricos. Nele internaram-se cinco Presidentes da República: José Linhares, João Café Filho, Juscelino Kubitscheck, João Goulart e João Baptista Figueiredo.

Desde a década de 80, o H.S.E. passa por mudanças de gestão dificultando os processos administrativos e assistenciais, como a mudança de IPASE para INAMPS, depois subordinação à Secretaria de Estado de Saúde, e por fim volta, à esfera federal. Desde 1994, quando retornou à administração federal, tem sido enorme o esforço para reergue-lo, e já atingimos um bom patamar de exigências.

O tamanho e a complexidade do H.S.E. merecem um estudo em separado. Comprovamos que esta Instituição faz jus a utilização de novos instrumentos gerenciais, criados com a reforma do Estado, viabilizando a continuidade deste Hospital, em benefício da população.

O corpo funcional e suas lideranças sugerem como medidas viáveis:

Criação em curto prazo, de Fundação de direito privado para apoio à gestão do Hospital;

Transformação da Unidade em Instituto Padrão de Gestão Hospitalar, em termos de um hospital geral de médio porte que, simultaneamente com a tarefa assistencial, mantenha e aumente sua capacidade de Centro de Formação de recursos humanos para a Saúde, de acordo com a tradição do H.S.E., por todos, reconhecida.

Faz-se mister novos caminhos para o H.S.E..

Cunha, Rosamélia Queiroz da1/Morinigo, Fabio C.2

1 - Serviço de Epidemiologia do H.S.E. - M.S.

2 - Serviço de Clínica Médica do H.S.E. - M.S.

Links relacionados nas outras áreas do site:

An error occurred on the server when processing the URL. Please contact the system administrator.

If you are the system administrator please click here to find out more about this error.