Você está em: Home >>>> Profissionais de Saúde >>>> Boletim Epidemiológico >>>> Editorial
Recentemente foi criado no Hospital dos Servidores do Estado o Núcleo de Vigilância Hospitalar (NVH), com a função de coordenar as ações de vigilância à saúde desenvolvidas no âmbito do hospital e em integração com o Sistema Único de Saúde, incorporando métodos, técnicas e instrumentos provenientes da epidemiologia, do planejamento, das ciências sociais e da tecnologia da informação, possibilitando assim análises de situações de saúde específicas e gerais que reorientarão as ações e serviços prestados pelas unidades operacionais, no âmbito da vigilância em saúde, com o objetivo de melhorar a qualidade da assistência e a relação custo-benefício das ações desenvolvidas.
O NVH é um órgão de assessoria da Direção Geral, a ela diretamente subordinado, sendo composto pelos seguintes setores e comissões: Serviço de Epidemiologia, Gerência de Risco Sanitário-Hospitalar, Comissão de Controle de Infecções Hospitalares, Comissão de Revisão de Óbitos, Comissão de Revisão de Prontuários, Comissão de Meio Ambiente e Serviço de Saúde do Trabalhador
As atividades a serem desenvolvidas estarão fundamentadas em quatro eixos básicos: 1) sistema de informação em saúde; 2) planejamento e assessoria; 3) acompanhamento, monitoramento e avaliação; 4) vigilância epidemiológica.
As comissões e setores integrantes do NVH já têm uma história de atuação prévia no HSE, cada uma de acordo com sua especificidade. O papel do Núcleo é facilitar a integração entre os diferentes setores e operacionalizar as atribuições de vigilância à saúde que freqüentemente exibem interfaces, preservando, entretanto, as especificidades de cada um, inclusive quanto ao cumprimento da legislação vigente.
No que diz respeito à vigilância epidemiológica, a criação do NVH vem de encontro com a proposta ministerial do Subsistema de Vigilância Epidemiológica em Âmbito Hospitalar, publicada na portaria nº 2.529/GM (23/11/2004). Em 24/02/2005 a Comissão Intergestores Bipartite pactuou a Rede Estadual de Hospitais de Referência do Subsistema, na qual o HSE participa como Nível II, tendo como responsável técnico o Serviço de Epidemiologia.
A portaria de criação do Subsistema prevê a importância da interface da vigilância epidemiológica com a CCIH, com a Gerência de Risco (nas propostas de hemovigilância, tecnovigilância e farmacovigilância), com a vigilância dos óbitos e com saúde do trabalhador, entre outros.
Assim, o HSE, que foi pioneiro em ações de vigilância epidemiológica hospitalar, amplia sua proposta para uma abordagem integrada de vigilância à saúde, acompanhando a visão mais atual do tema. A integração dos diferentes atores que trabalham as diferentes funções e competências da vigilância à saúde possibilitará, em última análise, um ganho em eficiência. E neste caso, quem ganhará será a saúde!
Serviço de Epidemiologia do H.S.E. - R.J.
Design e Desenvolvimento: Equipe de Desenvolvimento Web do C.P.D.