Ir para Portal Saúde Ir para Portal Brasil.Gov
Ir para Portal Saúde Ir para Portal Brasil.Gov
imagem representativa da área do site Profissionais de Saúde

Profissionais de Saúde:Área exclusivamente destinada aos Profissionais da área de Saúde. Informações técnicas, área não recomendada para o público leigo.

H.F.S.E/R.J./M.S.Voltar para a página Inicial

 

Você está em: Home >>>> Profissionais de Saúde >>>> EPIDEMIOLOGIA >>>> Produção Científica >>>> Modelagem de dados epidemiológicos de contatos de hanseníase Hospitalar

SERVIÇO DE EPIDEMIOLOGIA

Tese de Mestrado de Ricardo Cerqueira Campos Braga sobre Aplicação do Geoprocessamento na determinação de áreas de risco para hepatite A em uma região do município de Duque de Caxias - Rio de Janeiro

Dissertação submetida ao Corpo Docente do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina e do Núcleo de Estudos de Saúde Coletiva - NESC , da Universidade Federal do Rio de Janeiro como parte dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Saúde Coletiva com área de concentração em Epidemiologia .

Braga, Ricardo Cerqueira Campos - Bacharel em Ciências Biológicas (Biólogo) e Licenciatura em Ciências Biológicas (Professor).

* Orientada pelo Professor Roberto de Andrade Medronho, MD., D. Sc.

RESUMO

Esta dissertação estimou o risco de hepatite A em uma região do município de Duque de Caxias, Rio de Janeiro, Brasil, a partir de dados do Projeto de Avaliação dos Impactos sobre a Qualidade de Vida – PAISQUA e da utilização do método geoestatístico.

A amostra envolveu 1298 crianças com idade igual ou maior de um ano e menor de dez anos residentes em onze setores censitários do segundo distrito de Duque de Caxias, tendo sido estimada para cada grupo etário de interesse através de amostra aleatória simples.

A coleta de dados foi realizada através de um inquérito epidemiológico, sócio-econômico, ambiental e sorológico para detecção de anticorpos contra o vírus da hepatite A (anti-HAV). Crianças foram identificadas como soropositivas e soronegativas para fins de realização de análises exploratória convencional e espacial.

A análise dos dados demonstrou uma associação entre a hepatite A e idade, pior nível de renda familiar, não uso de filtro, ausência de pontos de água no domicílio e residência no mesmo domicílio a mais de cinco anos.

Através do método de krigagem foi possível identificar áreas de risco para hepatite A na região norte do setor 113 e 128; extremo norte e oeste do setor 120; pequenas áreas ao norte e grande área ao sul do setor 127, pequena área ao sul do setor 118 e grande concentração no setor 117. Também foram criados mapas com valores estimados para algumas covariáveis que apresentaram associação significativa com a hepatite A na análise bivariada: uma categórica – não uso de filtro e duas contínuas – tempo de encanamento e número de pontos de água no domicílio.

HSE - (Hospital dos Servidores do Estado)
Rua Sacadura Cabral , 178 - CEP.:20221-903 - Rio de Janeiro - RJ
Telefone: (0XX) (21) 2291 3131 e Fax: (0XX) (21) 2516 1539

Design e Desenvolvimento: Anderson da Silva Oliveira e Denise de Camargo