Ir para Portal Saúde Ir para Portal Brasil.Gov
Ir para Portal Saúde Ir para Portal Brasil.Gov
imagem representativa da área do site Profissionais de Saúde

Profissionais de Saúde:Área exclusivamente destinada aos Profissionais da área de Saúde. Informações técnicas, área não recomendada para o público leigo.

H.F.S.E/R.J./M.S.Voltar para a página Inicial

 

Você está em: Home >>>> Profissionais de Saúde >>>> Manual do Residente >>>> Atribuições do Médico-Residente em Clínica Médica

Manual do Residente

  1. Uma palavra inicial
  2. Jornada de treinamento
  3. Atribuições do Médico-Residente em Clínica Médica
  4. Atribuições do Médico-Residente em Especialidades
  5. Atribuições do Plantonista
  6. Termo de Compromisso
  7. Rotinas - Internação
  8. Rotinas de Isolamento
  9. Óbito
  10. Ambulatório
  11. Procedimentos diagnósticos

Atribuições do Médico-Residente em Clínica Médica

Fazer a nota de admissão de todos os doentes internados nos leitos de sua responsabilidade até às l6 hs, utilizando o seguinte roteiro: identificação completa do paciente; história clínica completa, exame físico; revisão do prontuário; impressão diagnóstica; solicitação de exames de rotina de internação: hemograma completo, hemossedimentação, uréia, glicose, creatinina; urina – EAS, fezes – parasitológico, raios-X de tórax. Eventualmente, quando indicado, solicitar exames especiais.

Anotar na papeleta todos os exames solicitados e ordens médicas.

Prescrever o tratamento inicial e a dieta.

As notas de admissão de pacientes internados após as l6 horas serão feitas pelo plantonista.

Na rotina da manhã - fazer a história clínica completa no impresso próprio, anotar detalhada e diariamente a evolução clínica, o tratamento prescrito e os novos exames solicitados. Às sextas-feiras fazer um resumo de tudo que aconteceu ao paciente e das mudanças de conduta eventualmente ocorridas, após discussão de cada caso na reunião da seção.

Por ocasião da alta, preencher o sumário em todos os seus campos e fazer um resumo do caso no verso da folha do Sumário de Alta. As altas deverão ser dadas até às 11 horas e entregues na sala da chefia do Serviço.

O leito somente poderá ser liberado para nova internação quando toda a rotina de alta estiver cumprida.

Quando indicada, solicitar aos familiares a autorização para realização de autopsia, lançando mão de argumentos convincentes. Preencher o boletim de autópsia com as informações necessárias.

Selecionar casos para discussões e estudo, nas diferentes reuniões que se efetuam no Serviço.

Atender aos doentes da seção quando internados no quarto andar ou em outros Serviços.

Participar das escalas de plantão e cumprir as normas do regulamento dos plantonistas.

Participar das atividades nos ambulatórios, onde atenderão duas vezes por semana no período da tarde (excepcionalmente uma vez no período da manhã).

Responsabilizar-se pelas ocorrências médicas das enfermarias onde estiver lotado e zelar pelo cumprimento das rotinas do Serviço.

Consultar o plantonista administrativo do hospital, o chefe do plantão geral, a chefia do serviço / seção ou a chefia da Residência em caso de ocorrências que escapam à sua competência.

Encerrada a visita da manhã, os residentes deverão:

  • Estudar detalhadamente os casos sob sua responsabilidade, de modo que possam relatá-los de memória quando solicitado ou couber discutir nas reuniões;
  • Fiscalizar a execução das ordens médicas e visitar os doentes que necessitam de cuidados especiais (fora do horário da rotina) inclusive;
  • Fazer revisão de prontuários e observações, preparar os sumários de alta e os casos para apresentações em reuniões;
  • Procurar, se necessário, no laboratório ou em outros serviços os resultados de exames e/ou as respostas a pareceres solicitados, fixando-os nas papeletas e prontuários;
  • Se necessário, fazer a colheita de material para exames de urgência, a qualquer hora do dia ou da noite; levá-lo pessoalmente ao laboratório, ou providenciar sua entrega imediata, bem como tomar conhecimento dos resultados tão logo estejam prontos e transcrevê-los ou anexá-los à papeleta; deverão ser contornados todos os obstáculos e envidados todos os esforços para a realização imediata dos exames de urgência, inclusive radiografias, dada a própria natureza dos mesmos.
Note que as informações aqui disponibilizadas são de caráter complementar, não substituindo, em hipótese alguma, as visitas regulares ao médico ! Evite a auto-medicação, consulte, sempre, um profissional devidamente capacitado !
H.F.S.E. - (Hospital Federal dos Servidores do Estado)

Hospital do Ministério da Saúde, localizado na cidade do Rio de Janeiro, mantido pelo Governo Federal


Rua Sacadura Cabral , 178 - CEP.:20221-903 - Rio de Janeiro - RJ

Telefone: (0XX) (21) 2291 3131 e Fax: (0XX) (21) 2516 1539


Design e Desenvolvimento: Equipe de Desenvolvimento Web do C.P.D.