O Hospital dos Servidores do Estado (H.S.E.)
inicia sua existência em maio de 1934, sob a denominação
de Hospital dos Funcionários Públicos, quando, por iniciativa
do Ministro do Trabalho, Salgado Filho, o Presidente Getulio Vargas
assina decreto destinando recursos para a sua construção.
Em 1938 é criado o IPASE - Instituto de Pensão e Aposentadoria dos Servidores do Estado, incorporando o Hospital dos Funcionários Públicos, que passa a ter a denominação que mantém até hoje: Hospital dos Servidores do Estado - HSE.
Em fevereiro de 1947 é nomeado Diretor do H.S.E. o dr. Raymundo de Moura Britto, com a missão de ultimar a construção e atualizar a organização funcional do Hospital. O novo diretor reuniu numeroso grupo de médicos ilustres em torno daquela Missão, destacando-se os doutores Mariano de Andrade e Aloysio de Salles Fonseca.
O presidente Dutra escolheu para data de inauguração o dia 28 de outubro de 1947, dia do Funcionário Público, e cumprindo sua deliberação, compareceu e presidiu ao Ato Inaugural, ao qual estiveram presentes o Vice-Presidente Nereu Ramos, todo o Ministério e os Presidentes do Senado e da Câmara Federal de Deputados.
As inovações técnicas e administrativas que o caracterizaram levaram o H.S.E. a ser reconhecido como o mais avançado hospital público da América Latina por autoridades nacionais e estrangeiras, que lhe conferiram a Classe A no Sistema Internacional de Classificação de Hospitais.
Desde a sua origem este Hospital identificou-se como organismo docente assistencial pioneiro. Foi o introdutor do Centro de Estudos organizado dentro da estrutura hospitalar, com Biblioteca e a edição de uma revista médica - a Revista Médica do HSE, destinadas a promover o desenvolvimento técnico-científico do seu Corpo Clínico. Formou Médicos Residentes de todos os estados do país e também do exterior, que tem ocupado funções de comando em Universidades, Secretarias de Estado e Entidades de Classe.
Do seu Corpo Clínico participaram e ainda participam 20 Professores Titulares, 60 Livres Docentes ou Adjuntos e mais de 90 Assistentes e Auxiliares de Ensino de várias Universidades e Escolas de Medicina. Atualmente o H.S.E. conta com 90% de Especialistas Titulados, 30% de Mestres , 10% de Doutores e 30% de profissionais com Especialização no Exterior.
Inovador no Atendimento Médico e na Administração Hospitalar, o Hospital tem sido palco de grandes acontecimentos científicos e históricos. Nele internaram-se cinco Presidentes da República: José Linhares, Café Filho, Juscelino Kubistcheck, João Goulart e João Baptista Figueiredo. Pioneiro nos procedimentos dialíticos no país, quando implantou o primeiro Rim Artificial da América do Sul, no H.S.E. foi também realizado o primeiro Transplante Renal e Cardíaco na cidade do Rio de Janeiro.
Design e Desenvolvimento: Equipe de Desenvolvimento Web do C.P.D.