"Ouvidoria não é modismo. É um remédio constitucional que serve para combater, tratar e prevenir as patologias sociais".
(Cristina Ayoub Riche - professora e Ouvidora da UFRJ).
A Ouvidoria, ligada à Direção Geral, é um canal de comunicação pelo qual o cliente/cidadão e os funcionários podem fazer críticas, elogios e sugestões à instituição, além de obter orientações e informações.
Tem como principal objetivo solucionar, rapidamente, as demandasapresentadas, de forma satisfatória e justa, proporcionando um serviço de qualidade e atuando de forma comprometida com os direitos do cliente/cidadão e dos funcionários.
Cabe ao ouvidor ter um olhar sensível no acolhimento e análise das demandas e com imparcialidade, clareza, credibilidade e respeito responder a todas as questões apresentadas, no menor intervalo de tempo possível. Isso representa buscar a melhor solução, atenuar o conflito e conciliar dentro da realidade do Hospital, sem colocar em risco o cidadão e a instituição.
Essas demandas - verdadeiros sinais de alerta - são na verdade um convite à reflexão e ao desafio da mudança, seja de postura pessoal ou institucional.
Os subsídios recolhidos deverão servir ainda para a obtenção da melhoria dos processos de gestão institucional, fazendo com que os serviços prestados sejam aprimorados ou corrigidos e, com isso, alcance cada vez mais a satisfação de seus cliente/cidadão.
Informação atualizada em 28/06/2023.