Ir para Portal Saúde Ir para Portal Brasil.Gov
imagem representativa da área do site O Paciente Cidadão

O paciente/ cidadão:
Área do site voltada para a prevenção de várias doenças. Informações sobre o atendimento fornecido pelo H.S.E.

H.F.S.E/R.J./M.S.Voltar para a página Inicial


Ouvidoria

"Ouvidoria não é modismo. É um remédio constitucional que serve para combater, tratar e prevenir as patologias sociais".

(Cristina Ayoub Riche - professora e Ouvidora da UFRJ).

A Ouvidoria, ligada à Direção Geral, é um canal de comunicação pelo qual o cliente/cidadão e os funcionários podem fazer críticas, elogios e sugestões à instituição, além de obter orientações e informações.
Tem como principal objetivo solucionar, rapidamente, as demandasapresentadas, de forma satisfatória e justa, proporcionando um serviço de qualidade e atuando de forma comprometida com os direitos do cliente/cidadão e dos funcionários.

Cabe ao ouvidor ter um olhar sensível no acolhimento e análise das demandas e com imparcialidade, clareza, credibilidade e respeito responder a todas as questões apresentadas, no menor intervalo de tempo possível. Isso representa buscar a melhor solução, atenuar o conflito e conciliar dentro da realidade do Hospital, sem colocar em risco o cidadão e a instituição.

Essas demandas - verdadeiros sinais de alerta - são na verdade um convite à reflexão e ao desafio da mudança, seja de postura pessoal ou institucional.

Os subsídios recolhidos deverão servir ainda para a obtenção da melhoria dos processos de gestão institucional, fazendo com que os serviços prestados sejam aprimorados ou corrigidos e, com isso, alcance cada vez mais a satisfação de seus cliente/cidadão.

 

Informação atualizada em 28/06/2023.

Links relacionados nas outras áreas do site: