Medicina Física e Reabilitação ou Fisiatria é a área da medicina responsável pelo tratamento de doenças que causam algum grau de incapacidade, englobando desde casos como dor nas costas (lombalgia), reabilitação de fraturas, reabilitação de doenças reumáticas (artrite reumatóide), do aparelho locomotor até lesões mais graves como seqüelas de um "derrame" cerebral (acidente vascular). Nosso principal objetivo é restabelecer as funções que estão prejudicadas pela doença utilizando múltiplos recursos.
O fisiatra, que é um médico especialista, pode trabalhar de diferentes maneiras: atendendo um paciente diretamente, atendendo junto a uma equipe multidisciplinar ou ainda atuando como consultor para outros especialistas.
Na atuação direta, o médico fisiatra atende seu paciente ouvindo a sua história, ou examinando atentamente e solicitando os exames necessários para chegar ao diagnóstico. A partir daí, prescreve o tratamento que pode ser medicamentoso, infiltrações (com anestésicos ou corticóides para casos de dor ou toxina botulínica para casos de espasticidade), acupuntura e meios físicos como por exemplo a hidroterapia, cinesioterapia, eletroterapia entre outras medidas conforme a necessidade do paciente.
Desde que a preocupação da fisiatria é a reabilitação máxima da funcionalidade do paciente, a diferença que há é grande. No caso de dor na coluna que é a manifestação clínica de algo que não está bem, o fisiatra pela sua capacidade e formação médica tem a habilidade de fazer o correto diagnóstico através da história, exame físico e, se necessário, complementar com exames laboratoriais ou de imagem (raios-x, tomografia, ressonância magnética), e aí sim com o diagnóstico correto, tratar e se responsabilizar pela evolução do paciente.
É fundamental que se entenda que quando se sabe o que tratar, isto é, quando se tem o diagnóstico correto, diagnóstico que cabe somente ao médico fazê-lo, os resultados do tratamento serão sempre melhores.
Outro exemplo é uma fratura de fêmur em uma pessoa idosa. Esta situação pode limitar muito a movimentação, mas, com a reabilitação cuidadosa, pode-se voltar a andar e fazer atividade física, e com o acompanhamento do médico fisiatra, as possíveis intercorrências clínicas (cardiovasculares, pulmonares, urológicas, abdominais) que por ventura ocorram podem ser tratadas mais precocemente.
A fisiatria é uma especialidade médica com compromisso e responsabilidade com o diagnóstico, evolução e qualidade de vida. Faz um trabalho integrado médico, social e vocacional de reabilitação. O paciente com acompanhamento e orientação do Fisiatra tem melhor resultado no tratamento e na qualidade de vida.
Informação atualizada em 10/06/2011.
Design e Desenvolvimento: Equipe de Desenvolvimento Web do C.P.D.