O Serviço de Colo-proctologia do H.F.S.E. é considerado um dos maiores do Brasil, com mais de meio século de experiência. A clínica possui 16 leitos, 9 médicos, 4 residentes, 8 enfermeiros e 18 auxiliares de enfermagem. A equipe dispõe de todas as condições necessárias para atender doenças anorretais, tais como: câncer colo-retal, doenças inflamatórias, incontinência anal, fístulas anorretais, vaginais e reto-uretrais, procidências de reto e patologias orificiais. No setor de Videocolonoscopia há três aparelhos funcionando sob a coordenação técnica do Prof. Edson Jurado.
A experiência do serviço no tratamento da incontinência fecal grave vem crescendo dia-a-dia. Esse serviço foi o primeiro, dentre os hospitais públicos do Rio de Janeiro, a implantar um esfíncter anal artificial com patrocínio da A.M.S.(American Medical Systems). Além de ser pioneiro em novas técnicas, o serviço realiza, em média, 350 cirurgias, 850 colonoscopias e 4.200 consultas anuais.
Outra grande vantagem da qual a clínica dispõe é de poder contar com equipes multidisciplinares como oncologistas, radioterapeutas, suporte para nutriçã parenteral e enteral, nutricionistas, C.T.I. e U.P.O..
O serviço, que é um dos maiores formadores de coloproctologistas reconhecido pelo MEC e pela Sociedade Brasileira de Coloproctologia. Realiza videocirurgias colorretais assim como possui o sistema
Informação atualizada em 07/05/2019.
Design e Desenvolvimento: Equipe de Desenvolvimento Web do C.P.D.