O Serviço de Hemoterapia recebe em média 30 doadores por dia. As coletas são realizadas de segunda a sexta-feira das 7:30h às 15h. Para doar sangue é necessário trazer carteira de identidade, ter entre 16 a 18 anos(com a presença e documentos originais do responsável direto), até 69 anos(à partir dos 60 anos a doação terá um intervalo de 06 meses e o candidato deverá ter doações anteriores, estar bem de saúde, ter mais de 50kg, não estar grávida nem amamentando, não ser usuário de drogas e não ter tido contato sexual com pessoas que tenham comportamento de risco. Não é necessário que o doador esteja em jejum.
São tomados todos os cuidados para não pôr em risco a saúde dos doadores e dos receptores de sangue. Antes da doação, é feita uma triagem hematólogica e clínica. Dizer a verdade na entrevista é o primeiro passo para que o sangue seja transfundido com segurança ao paciente. "As pessoas que quiserem apenas fazer um teste de H.I.V., devem procurar um centro de testagem anônima e gratuita.
Após a triagem, sendo considerado apto, será realizada a doação de sangue. Depois de encerrada a coleta, o doador receberá um lanche. Nas amostras colhidas, a Hemoterapia realiza exames laboratoriais para a detecção de Doença de Chagas, Sífilis, Hepatites B e C, Hemoglobinopatia S, H.I.V. e H.T.L.V.1, além da tipagem sanguínea e da pesquisa de anticorpos irregulares, testagem NAT.
Informação atualizada em 21/03/2022.
Design e Desenvolvimento: Equipe de Desenvolvimento Web do C.P.D.