A atual Área de Epidemiologia do Hospital Federal dos Servidores do Estado iniciou suas atividades em 1986, vindo a constituir o primeiro serviço de epidemiologia hospitalar da então rede do antigo INAMPS. Atualmente conta com uma equipe composta por duas médicas, uma enfermeira, uma auxiliar de enfermagem, um estatístico e um administrativo, além de estagiários de nível superior e médio. A sua missão primordial é realizar a vigilância epidemiológica do HFSE, contribuindo assim para a prevenção e o controle de doenças e agravos de notificação compulsória, como a infecção pelo HIV, tuberculose, meningites, hepatites, arboviroses, leptospirose, sífilis, influenza, entre outras, destacando-se mais recentemente a COVID-19.
O HFSE é habilitado como Hospital de Referência da Rede Nacional de Vigilância Epidemiológica Hospitalar – RENAVEH (Deliberação CIB-RJ nº 6.627 de 09/12/2021, republicada no D.O. de 23/12/2021), sendo a Área de Epidemiologia responsável pelo chamado Núcleo Hospitalar de Epidemiologia.
Desde a sua criação até 2023, o serviço já notificou 78.926 casos suspeitos de doenças e agravos de notificação compulsória atendidos no hospital. Mas não se limita apenas a essa atividade. Em parceria com diversos serviços assistenciais e de apoio diagnóstico e terapêutico, como a Área de Saúde do Trabalhador, a Área de Documentaçáo e Estatística Médica, o NIR, a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, a Gerência de Risco e a Comissão de Revisão de Óbitos, entre outros, exerce também atividades de avaliação da qualidade assistencial do hospital através de indicadores e promove açães de melhoria de desempenho. A epidemiologia colabora com o diagnóstico de problemas e oportunidades de melhoria, e encaminha propostas para a solução.
O serviço também treina e capacita profissional de saúde na área de epidemiologia através de cursos, treinamentos e estágios. Desde a sua criação até dezembro de 2023, foram treinados 83 residentes de Saúde Coletiva e de Medicina Preventiva e Social, 11 residentes de enfermagem, 1.709 internos de Medicina e 26 internos de Enfermagem. Desde 2019 oferece campo de estágio de nível superior em Saúde Coletiva, com 11 estagiários em convênio com a UFRJ até 2024. Ao longo da sua história foram realizados 16 cursos de Epidemiologia, e vários cursos de metodologia científica e de Epi-Info, entre outros. A área desenvolve também estudos científicos que são apresentados em congressos e revistas nacionais e internacionais. Atualmente está em andamento o projeto de pesquisa "Epidemiologia dos agravos de notificação compulsória atendidos no Hospital Federal dos Servidores do Estado e o impacto da pandemia de COVID-19", aprovado pelo CEP/HFSE (parecer no 4.843.208 de 13/07/2021).
Informação atualizada em 17/09/2025.
Design e Desenvolvimento: Equipe de Desenvolvimento Web do C.P.D.