O Serviço de Cirurgia Vascular trata de doenças ligadas a circulação arterial, venosa e linfática. Entre as patologias mais comuns se destacam a arterosclerose, os aneurismas, as varizes, as tromboses, as flebites e os linfedemas (elefantíase). A clínica realiza ainda revascularização - cerebral, renal, aorto íliaco e distal -, cirurgias endovasculares de ponta, todos os tipos de fístulas para diálise e transplantes renais. Ao todo, são realizadas 80 cirurgias por mês, a maioria de alta complexidade.
Além disso, o serviço possui programas especializados em úlceras de pernas e pés diabéticos. No tratamento de úlcera de perna, a clínica realiza as valvuloplastias, no One day clinic , para que as válvulas venosas profundas voltem a funcionar normalmente. Já no caso do pé diabético, o tratamento é multidisciplinar, envolvendo os serviços de Endocrinologia, Ortopedia, Doenças Infecciosas e Parasitárias (DIP) e Clínica Médica.
A equipe controla a infeção através do desbridamento da pele (retirada das partes necrosadas), da drenagem de abcessos e da manipulação de antibióticos. Em seguida, é realizada a revascularização do membro. Em alguns casos, é necessário fazer amputações e por isso, os pacientes contam com atendimento psicológico. O serviço atua na prevenção do pé diabético através de consultas mensais no ambulatório.
O corpo clínico da Cirurgia Vascular é composto pelo chefe de serviço, André Salomão Lacativa, pelo chefe de clínica, Laerte Andrade Vaz de Melo, e pelos médicos, João Florencio Palmeira e Rodrigo Andrade Vaz de Melo e Lorenza Diogo. O serviço possui programas de residência médica, intercâmbio, estágio e reciclagem para profissionais de todo o Brasil e do exterior.
Você sabia que 18 milhões de brasileiros têm diabete e 20% desse total sofrem de pé diabético?
Então previna-se:
Informação atualizada em 21/03/2024.
Design e Desenvolvimento: Equipe de Desenvolvimento Web do C.P.D.