O Serviço de Cirurgia Cardíaca participa do Programa da Riocor. Em 1999, realizou 150 cirurgias sendo 80 pelo mutirão. O paciente mais jovem tinha dez dias e o mais idoso tem 79 anos. O objetivo é ampliar o atendimento aos pacientes que necessitam desse tipo de cirurgia em todo o Estado do Rio de Janeiro. Durante o mutirão, o tempo de espera para realização das cirurgias diminuiu, acabando com a fila. O programa também acontece nos hospitais de Bonsucesso e de Laranjeiras. Esse programa é muito importante, porque o estado do Rio tem um déficit grande de cirurgias cardíacas, afirma Carlos Luiz Filgueiras, chefe da Cirurgia Cardíaca do HSE.
Cirurgia Cardíaca realiza cirurgias de revascularização do miocardio (ponte de safena, de artéria mamaria e radial), valvulares (aórtica, mitral e tricúspide), de aneurismas-aórticos, de pericardiostomia subxifóide e congênitas ( correção de persistênciade canal arterial, CIA, coarctação de aorta, CIV, cirurgia de Glenn, Blalock-Taussig, Blalock-Hanlon e bandagem de artéria pulmonar). O serviço ainda faz implantes de marca-passos cardíacos e fica de sobreaviso para a realização de coronariogafias pelo Serviço de Hemodinâmica. A equipe é formada por três cirurgiões, dois anestesistas, dois intensivistas, 11 enfermeiros e 18 auxiliares.
O Serviço mantém um curso teórico e prático em circulação extra corpórea, que tem a duração de oito meses. Objetivo é a formação de profissionais em perfusão. A Cirurgia Cardíaca também possui um convênio com a Faculdade de Veterinária da Universidade Federal Fluminense para a realização de cirurgias experimentais em cães. Atualmente, estão realizando transplantes cardíacos e cardiopulmonares com o objetivo de desenvolver novas técnicas.
O outro estudo que desenvolvem é um novo modelo de perfusão extra corpórea. A pesquisa inverte o método atual, ou seja, o sangue vai para o reservatório de cardiotomia, depois passa para o oxigenador, em seguida para a bomba de circulação extra corpórea e volta para o paciente. O trabalho pretende melhorar a técnica e aumentar a segurança do procedimento. Esse projeto é o tema de doutorado do chefe de clínica da Cirurgia Cardíaca do HSE, Alan Tonassi Paschoal.
Design e Desenvolvimento: Equipe de Desenvolvimento Web do C.P.D.